Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Coordenadoria de Igualdade Racial gera debate entre os vereadores

Projeto de criação de órgão segue em análise no parlamento. Possível impacto no orçamento municipal causa impasse

Projeto deve ser votado na próxima semana. Sessão está prevista para terça-feira, dia 2 (Foto: Karine Pinheiro)

O projeto que institui a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) segue em análise pelos parlamentares, mesmo com modificações. O impasse acerca da criação de cargo específico para desenvolver as atividades centralizou os debates da tribuna na sessão de terça-feira, 2.

No texto original, a pasta incumbida pelas atividades seria a Secretaria da Fazenda, com estrutura de cargos já existentes. Na semana passada, o vereador João Pedro Pazuch (PSB) pediu vistas ao projeto para que as atribuições fiquem sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e que uma função para coordenar o comitê seja criada.

As mudanças a respeito da pasta responsável foram aprovadas. No entanto, a criação de uma nova função preocupa os parlamentares devido ao impacto financeiro na folha salarial. Durante o uso da tribuna, o vereador sugeriu que fosse feita a adequação de alguns cargos. “Recomendei que fosse extinto a função de assessor de cultura para que pudesse criar esse. Para estabelecer a função de coordenador, é necessário aumentar o salário”, aponta Pazuch.

O presidente Clóvis Pereira dos Santos (PDT) destaca a possibilidade de juntar cargos que não estejam em uso. “Nossa preocupação é com o impacto financeiro. Não sou contra, mas sabemos o quanto o orçamento é apertado. Precisamos verificar a viabilidade”, comenta. O parlamentar ressalta a possibilidade de diálogo com o Executivo para avaliar o efeito da criação de um cargo no orçamento.

Contratações no PIM

O projeto que autoriza a contratação de visitadores para o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz foi aprovado por unanimidade. A admissão emergencial de cinco funcionários será feita por processo seletivo simplificado. A remuneração é de R$ 1,5 mil e os contratos podem ser renovados após 12 meses.

Para participar da seleção é necessário ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio na modalidade de magistério ou curso nas áreas de saúde, educação e assistência social em andamento, ter condução própria e disponibilidade para atuar nas áreas urbanas e rurais.

A abertura de crédito no orçamento de 2022 no valor de R$ 3,5 mil também foi aprovada pelos vereadores. O motivo é a contratação de horas máquinas para a Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: