Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Costuras e amarras em Brasília

Os prefeitos lideraram comitivas em busca de recursos, alianças, promessas de acordos e outras costuras e amarras de interesse público das comunidades

Os prefeitos de Estrela e Teutônia viajaram praticamente juntos a Brasília para defender e reivindicar pautas para a nossa microrregião. Aliás, Elmar Schneider (MDB) e Celso Forneck (PDT) já realizaram outros interessantes movimentos juntos e em prol do desenvolvimento regional. Além da união para tentar garantir a necessária sobrevida à Cooperativa Languiru, os dois gestores também se uniram para concretizar o asfaltamento da estrada geral em Linha Wink. Mas, e voltando para a recente agenda na capital federal, os prefeitos lideraram comitivas em busca de recursos, alianças, promessas de acordos e outras costuras e amarras de interesse público das comunidades. E eles “palmilharam” bastante pelos ambientes do centro do poder político brasileiro.

A dupla percorreu os corredores do Planalto e do Congresso Nacional na companhia do Diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, da Diretora Administrativa da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Andressa Traesel, do Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, e do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Guilherme Engster. Os vereadores Ernani de Castro, Douglas Daroit e Felipe Schossler também acompanharam a comitiva em algumas agendas. E, entre as principais pautas debatidas, destaque para os investimentos na hidrovia do Rio Taquari, pedidos de emendas no parlamento, e a qualificação de mão de obra geral e na área do turismo. Sobre isso, aliás, eles se encontraram com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.


Mudanças até a Multifeira?

O governo de Estrela deve sofrer alterações no quadro de secretários até o início (ou fim) da próxima Multifeira, agendada para novembro. Eu explico. A feira e seus organizadores não têm nada a ver com as mudanças e com eventuais decisões que podem ser tomadas neste sentido. O evento serve apenas como um prazo estabelecido pelos próprios agentes públicos para possivelmente encerrarem o ciclo dentro do governo de Elmar Schneider (MDB). Tudo de forma pacífica e dentro das regras do jogo da política. E as razões são distintas. Uns vislumbram mais oportunidades no setor privado. E outros almejam voos mais altos na vida pública. E eu aposto em mudanças nas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade.


Homenagens em vida

A câmara avalia um projeto do Executivo que disciplina sobre o processo legislativo para denominação oficial de ruas e praças no município. Em suma, a matéria retira a exigência de que toda a denominação de logradouro público seja referente a pessoas falecidas há mais de 30 dias, permitindo que pessoas de destaque sejam homenageadas ainda em vida. Na mesma semana, os parlamentares receberam do Executivo a justa proposta que denomina de Praça José Itamar Horn (Biti) uma área de lazer localizada na Rua Júlio de Castilhos, no bairro Cristo Rei. Biti foi fundamental na execução do Parque Princesa do Vale e também na criação do Arte na Escadaria.


Resgate histórico

Bom Retiro do Sul realizou na semana passada o Fórum Municipal e Cultura, Patrimônio Arquitetônico e Memória. O instigante evento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, e do Diretor do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o arquiteto e urbanista Carlos Renato Savoldi. E um dos momentos mais marcantes foi a informação de que as “Ruínas da Senzala” da antiga Fazenda do Louzada se transformaram no primeiro patrimônio tombado do município. A construção é de 1784, e é um importante marco de uma época que precisa envergonhar a todos e sempre servir de reflexão para o presente e o futuro da sociedade.


CURTAS DA SEMANA

  • A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realiza Assembleia Geral Conjunta nesta quinta-feira, a partir das 10h, no Estrela Palace Hotel. O palestrante será o Desembargador Giovanni Conti, Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do RS. E a pauta é “Inovação e perspectivas para os municípios”.
  • Ex-prefeito cassado de Colinas, o advogado Gilberto Keller foi chamado pela direção da Languiru para articular tratativas no âmbito político. E, em entrevista para a Rádio A Hora na quarta-feira, o presidente da cooperativa, Paulo Birck elogiou muito o trabalho já desenvolvido por Keller.
  • Sobre isso, aliás, o atual Secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl (PL), se manifestou nas redes sociais. Ele criticou o movimento da cooperativa. E logo depois apagou a postagem.
  • Ainda sobre a cooperativa, a diretoria pretende realizar uma Assembleia Extraordinária em julho para a deliberação de assuntos referentes à venda de patrimônios. Com ênfase ao setor de suínos.
  • Em Estrela, o governo municipal encaminhou projeto à câmara para revogar uma lei de 2011 que doou uma área de terras de 2,1 mil metros quadrados à Igreja Assembleia de Deus. Ocorre que já se passaram 10 anos e a entidade religiosa ainda não iniciou a construção das benfeitorias anunciadas.
  • A câmara de Fazenda Vilanova será ampliada. O edital de licitação para execução de obra de ampliação de 113,75m² já foi aberto e o orçamento previsto é de R$ 387,7 mil. Trata-se da 3º etapa da obra da sede própria do Legislativo, que consiste na construção de duas salas, uma de reuniões e uma de contabilidade, e um saguão principal “com fechamento em vidro temperado na cor fumê”.
  • Nesta semana, o turismo religioso do Vale do Taquari virou destaque novamente na mídia estadual. E um fato curioso. O belíssimo Convento São Boaventura, em Imigrante, não foi citado. Isso precisa servir de alerta. Afinal, o cavalo está encilhado e a cidade germânica já possui o queijo e a faca na mão. Mas é preciso se conectar mais com o movimento liderado pela região alta do Vale.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: