Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Daer inicia melhorias na sinalização da VRS-453

Três placas foram instaladas nesta semana. Município segue no aguardo de projeto para construção de área de escape em trecho onde houve acidente com mortes

Placas com sinalização de advertência foram instaladas pelo Daer nessa segunda-feira, 25 (Foto: Karine Pinheiro)

A instalação de placas para melhorar a sinalização na VRS-453 foi iniciada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A ação se faz necessária para minimizar os riscos em trecho íngreme, onde foi registrado um acidente com duas mortes, em 3 de junho.

Nessa segunda-feira, 25, conforme a 11ª Superintendência Regional do Daer, três placas com “sinalização de advertência” foram instaladas para “reforçar a segurança do local”. No entanto, o prefeito Germano Stevens destaca que os prazos estão atrasados. “Se passaram quase dois meses do acidente e, de concreto, pouco foi feito (pelo Daer)”, protestou.

Prazos

Em reunião, ocorrida em 15 de junho, a autarquia prometeu instalação de redutores e sinalizações, por meio de placas e pinturas no asfalto, em até dez dias. Nessa segunda-feira, 25, com um mês de atraso, três placas foram colocadas. “A sinalização ficou de ser feita, mas, agora, não definimos prazos”, atualiza Stevens, que diz aguardar até a próxima semana para a colocação dos tachões e mais algumas placas.

O Estado, ainda, havia solicitado um mês para apresentar a viabilidade de projeto de instalação de uma área de escape (caixa de britas), como alternativa de manobra defensiva aos motoristas, na VRS-453. Passados 45 dias, nada foi entregue. “O projeto foi sinalizado para semana que vem estar pronto”, comenta o prefeito.

Sem garantir movimentações e a entrega do documento para a próxima semana, a 11ª Superintendência Regional do Daer informou, à reportagem, que “demais ações e dispositivos devem ser instalados após a conclusão do projeto”. Desta forma, “a previsão é de que as melhorias ocorram neste semestre”. Os atrasos foram justificados pelos serviços terem sido centralizados aos “reparos emergenciais” na ERS-332, entre Encantado e Arvorezinha.

Responsabilidade do trecho

Desde o acidente, as notas e respostas concedidas pelo Daer asseguram compromisso em providenciar “reforço da segurança” do trecho, mas salienta que “o local onde aconteceu o acidente não está sob administração” da autarquia.

O posicionamento gerou desconforto a Stevens. “Onde aconteceu a colisão pertence ao município, mas o trecho, entre a Rota do Sol até 200 metros antes da colisão, é do Estado, a sinalização é do Daer”, rebate. Segundo ele, as razões do acidente se deram na rodovia estadual, “com a colisão culminando adiante”, no acesso ao Centro de Imigrante VRS-453.

Placas de impacto

Em parceria com a administração Westfália, Imigrante providencia a instalação de placas com informações e imagens dos acidentes registrados no trecho entre os municípios. “A intenção é chamar a atenção dos motoristas”, relata Stevens. Seis placas são projetadas. Uma delas traz a frase: “Já perdemos 7 vidas neste trecho. Não seja o próximo”.

A colocação das placas não é a única iniciativa conjunta buscada pelos governos de Imigrante e Westfália. Um projeto de iluminação de três quilômetros da rodovia está sendo analisado em parceria com a Certel.

Imagem do acidente de 3 de junho será ilustrado em uma das “placas educativas” (Imagem: Reprodução)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: