Jornal Nova Geração

ESTRELA

Demora para concluir processo de habilitação gera incômodo aos alunos

A última prova estava programada para 23 de dezembro, mas greve dos examinadores forçou o CFC IMG a remarcar. Futuros condutores relatam dificuldade em agendar aulas

Cerca de 30 alunos tiveram suas provas remarcadas. Foto: Karine Pinheiro

No dia 23 de dezembro, os examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aplicaram a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias A, C e D, no Centro de Formação de Condutores (CFC) IMG, em Estrela. Ao chegar na categoria B, de carro, foram embora e deixaram cerca de 30 alunos sem explicações.

Conforme uma aluna, que prefere não se identificar, todos foram prejudicados com o adiamento da prova, pois além de já estarem preparados para o exame, tiveram que comprar aulas a mais. “Eu trabalho em Lajeado e me desloquei até Estrela. Gastei com transporte e perdi horário de serviço. Passamos a tarde esperando e saímos sem resolução. Muitos investiram em aulas extras, que se perderam por não aplicarem a prova. Pagamos tão caro por isso. É revoltante”, afirma.

O que diz o CFC

Segundo o diretor-geral e sócio-proprietário do CFC, Norton Matheus da Silva, a instituição também ficou surpresa com o adiamento dos exames. Como forma de auxiliar, se comprometeu em contatar o Detran para resolver a situação. “Exigi que fosse aberta uma turma em caráter extraordinário para atender quem foi prejudicado naquele dia e isso não foi atendido. A maioria foi realocada para janeiro. Alguns alunos compraram aulas extras e foram cobrados normalmente porque não fomos nós que cancelamos”, explica.

O que diz o Detran

Conforme a direção do Detran, eventualmente pode ocorrer cancelamento de provas práticas devido ao não comparecimento de examinadores. Alguns servidores aderiram às manifestações sindicais no final de 2021, outros foram contaminados pelo coronavírus ou tiveram contato próximo com quem foi positivado, e outros podem faltar por questões pessoais.

Independente da motivação, a instituição recomenda que em todos os casos de cancelamentos, os CFCs façam a realocação dos alunos para outras turmas disponibilizadas, ao longo das semanas seguintes. A capacidade de atendimento é constantemente reavaliada e, sempre que possível, é ampliado o número de vagas.

A organização de uma eventual fila de espera, assim como o agendamento do candidato para uma vaga de prova se dá conforme a gestão interna do próprio CFC.

Taxa de aprovação

Em 2021, cerca de mil alunos iniciaram o processo de habilitação neste Centro de Formação. De acordo com o diretor-geral, o índice de aprovação ficou próximo dos 65% na categoria B. Conforme dados do Detran, a taxa de aprovação no estado é de aproximadamente 68% na mesma categoria.
Norton explica que há uma metodologia definida para que os instrutores conduzam suas aulas. Além disso, garante que procuram conversar com os alunos para que ocorram melhorias no ensino, caso necessário.

Demora no processo

A aluna Lauren Cardoso, 18, está em processo de habilitação desde junho do último ano. De acordo com ela, a desorganização da instituição e a dificuldade de agendar aulas e provas contribuíram com o atraso. “Essa demora prejudicou bastante, as pessoas que poderiam ter terminado a CNH no ano passado e ainda estão fazendo”.

O diretor-geral destaca que esta situação ocorre devido aos 45 dias que ficaram fechados em decorrência da covid-19. Conforme ele, o período sem aulas e prova sobrecarregou a agenda. “No início, tínhamos cerca de 200 pessoas na espera para marcar aulas. Agora, este número caiu para 50. Aos poucos vamos resolver a situação”, explica.

Segundo a aluna, outro fator que prejudica os futuros condutores é a alta demanda para somente um CFC na cidade. “É muita gente aguardando por vagas, por provas que foram remarcadas por motivos de greves e pandemia.”

Conforme a Portaria Dentran/RS 18/2016, a abertura de CFC’s varia de acordo com o número de habitantes no município. Para cidades com população entre 20 mil e 59,9 mil residentes, o limite é de um Centro de Formação. Atualmente, a população estimada de Estrela é de 34 mil habitantes.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no dia 27 de dezembro, uma deliberação em que fica restabelecido o prazo de 12 meses para a conclusão do processo de habilitação em solo nacional. Para os processos iniciados até o dia 31 de dezembro de 2021, o prazo segue até 31 de dezembro de 2022.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: