Jornal Nova Geração

Descubra como manter seu sorriso bonito e saudável

Todas as pessoas querem ter um sorriso bonito e saudável. No entanto, ter dentes alinhados vai muito além da estética, eles evitam prejuízos à saúde bucal e auxiliam na mastigação correta e na higiene bucal adequada. O surgimento dos aparelhos ortodônticos possibilitam que além da estética, outros problemas estruturais sejam resolvidos, devolvendo a qualidade de vida aos pacientes.

Com o passar do tempo, a odontologia pôde desenvolver diversos tipos de aparelhos dentários e dos mais variados, um alento para aqueles que têm objeção ao uso do aparelho fixo. Isso porque a aparência metálica dos aparelhos tradicionais não é nada satisfatória para quem já passou dos 30 anos e para os profissionais que não querem apresentar uma aparência mais juvenil.

Hoje é possível encontrar aparelhos totalmente discretos e personalizados, sendo que cada um desenvolve uma função específica da arcada dentária do paciente. Importante ressaltar que nestes casos é fundamental procurar por profissionais qualificados, os quais têm experiência e conhecimento sobre cada tipo de aparelho, sua aplicabilidade e características. No Vale do Taquari, uma das clínicas especializadas em aparelhos ortodônticos é a Odonto Company de Estrela, localizada na Rua Tiradentes, n° 302, no Centro.

Diferentes modelos e suas características

– Aparelho fixo

Esse é um produto feito exclusivamente para realinhar não só os dentes, mas também a mordida do paciente. Desse modo, o realinhamento pode ser feito tanto por razões estéticas (visando a um sorriso mais bonito e harmônico) como por motivos de saúde, quando ocorrem problemas por causa dos dentes tortos.

– Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é o mais comum dos aparelhos ortodônticos. Ele apresenta fios, bandas e bráquetes na sua estrutura. Esse modelo de aparelho também requer o uso de borrachinhas que podem ser coloridas ou transparentes.

– Aparelho fixo estético

Esse aparelho apresenta mais opções estéticas do que o aparelho fixo metálico. Pode ser confeccionado em materiais como a porcelana, a safira e o policarbonato. O aparelho fixo estético é considerado menos resistente em relação a outros modelos. Em compensação, as peças são brancas e as borrachinhas também podem ser dessa cor, deixando o aparelho mais discreto.

– Aparelho móvel

Durante o tratamento ortodôntico existem duas etapas principais: a fase ativa e a de contenção. A primeira diz respeito à utilização do aparelho que vai efetivamente realizar o alinhamento da arcada dentária. A segunda etapa é implementada depois da utilização do aparelho e tem apenas o objetivo de manter o resultado já alcançado. O aparelho móvel é o instrumento utilizado para essa fase de contenção.

– Aparelho lingual

Também chamado de aparelho invisível, o aparelho lingual é semelhante ao modelo fixo tradicional porque necessita do uso de fios, braquetes e material metálico, além do uso das borrachinhas. No entanto, o aparelho lingual é colocado na parte interna dos dentes. Esse aspecto faz com que o sorriso fique limpo de qualquer aspecto de uso de aparelho ortodôntico.

– Alinhadores transparentes

Um dos modelos mais discretos e modernos da atualidade, eles são elaborados a partir de softwares especiais, que sob medida, formulam uma arcada dentária do paciente. Os alinhadores transparentes encaixam de maneira perfeita na boca e seu uso é praticamente imperceptível.

– Expansor palatino

Esse tipo de aparelho ortodôntico é utilizado para correção da mordida do paciente ou para aumentar o tamanho do palato, que é o céu da boca. Esse aparelho tem a função de ampliar o arco dentário e ajudar também no tratamento de doenças como o bruxismo.

– Aparelho autoligado

Esse é considerado o aparelho que requer um tempo menor de tratamento. Conhecido também como autoligável, não requer o uso de borrachinhas tradicionais e funciona com base no braquete. Ele tem um fio que fica preso em pequenas estruturas que permitem a sustentação. O aparelho autoligado pode ser confeccionado tanto em metal quanto em porcelana.

Benefícios do aparelho ortodôntico

Melhora da autoestima;

Diminuição das dores de cabeça;

Redução de problemas respiratórios;

Otimização da fala;

Facilitação da higienização;

Melhora na qualidade da mastigação;

Prevenção de problemas gástricos.

Conforto para um sorriso perfeito

Para quem quer fugir dos métodos ortodônticos convencionais, pode contar com a opção do invisalign. Diferente dos aparelhos metálicos, que ficam colados aos dentes, o invisalign utiliza jogos de moldeiras transparentes feitas sob medida para cada paciente.

Essas moldeiras são chamadas de alinhadores e são trocadas a cada 15 dias, conforme as orientações do dentista. Cada alinhador apresenta uma diferença na posição dos dentes, em relação à anterior e é essa característica que promove o alinhamento dentário.

Conhecido por ser inovador e eficiente, todo o tratamento é simulado por um software em 3D e é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim. Dessa forma, o paciente já tem uma ideia de como ficará seu sorriso quando o tratamento acabar. O invisalign pode ser usado em diversos casos, como dentes apinhados, dentes muito espaçados, mordida cruzada, sobremordida e prognatismo.

Particularidade do Invisalign

O invisalign é composto por material transparente e totalmente removível, ou seja, você pode retirar os alinhadores para comer, beber e escovar os dentes. São confeccionados em placas de acrílico que garantem conforto e permitem a movimentação e alinhamento dos dentes. Apesar de parecer ser uma estrutura frágil, o aparelho é bastante resistente.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: