Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Desenvolvimento sustentável do Vale dos Alimentos

"Entendo que a Jornada Técnica dos Alimentos seja o ambiente oportuno para que profissionais discutam as diferentes engrenagens deste importante mercado”

O Vale do Taquari se caracteriza como o Vale dos alimentos. Eu sou bioquímica de Alimentos, há 35 anos trabalhando na área. Entendo a importância do conhecimento neste mercado que, além de competitivo, está sujeito a rígidas exigências dos órgãos sanitários, precisa se desenvolver de forma sustentável, com necessidade de fornecer produtos saborosos, inovadores e nutritivos. Nos últimos anos, percebi muitas mudanças nas exigências dos consumidores, nas tendências, em termos de tecnologia e restrições, tanto alimentares quanto opcionais. Entendo que a Jornada Técnica dos Alimentos seja o ambiente oportuno para que profissionais discutam as diferentes engrenagens deste importante mercado, afinal, desde o nascimento até a velhice, a forma como nos alimentamos desempenha papel essencial no funcionamento do organismo e no bem-estar geral.

Observa-se menor ciclo de vida dos produtos. As formas de comercialização também passam por mudanças, com inúmeras empresas com vendas on-line. Percebe-se crescimentos três a quatro vezes maior de produtos com benefícios à saúde em relação aos convencionais. Os consumidores têm sido atraídos por produtos com + (fibras, vitaminas, minerais) e free (lactose, açúcar, gordura, colesterol, sal, calorias, glúten, alergênicos), enquanto produtos com aditivos artificiais têm ganhado conotação negativa. Cresce o grupo de consumidores que aderem à alimentação vegana e os millennials influenciam, cada vez mais, o consumo nas residências, associados ao crescimento da população idosa, que da mesma forma que os millennials, têm preferências e necessidades específicas. Alimentos de preparo rápido, GMO free, orgânicos, gourmet, divertidos, entre tantos outros atributos, ganham espaço nas gôndolas dos supermercados.

A jornada tem uma característica única e peculiar. Em um mesmo ambiente, agrega todos os profissionais, que de alguma forma, trabalham com este importante mercado dos alimentos. São vários eventos técnicos, com palestras sobre qualidade e segurança de alimentos, temas relacionados à inovação, pesquisa e desenvolvimento, legislação, assuntos estratégicos para empresários e trocas de informações e conhecimentos, tudo interligado com o salão do expositor, em que empresas regionais, nacionais e multinacionais, de ingredientes, embalagens e serviços, estarão conectadas e presentes, fornecendo conteúdos, soluções e oportunidades. Entendo que o Vale do Taquari tem tudo para se consolidar como o Vale dos Alimentos, cada vez mais, visto a importância que a Jornada tem adquirido, não só regionalmente, mas nacionalmente.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: