Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES

Destaque na região, Bom Retiro soma mais de 6 mil votos ao Conselho Tutelar

Sem votação obrigatória, resultado representa cerca de 60% das pessoas aptas a votar em Bom Retiro do Sul e mais da metade da população. Eleições ocorreram no domingo, 1°, em todo território nacional

Eleições ocorrem a cada quatro anos (Foto: Karine Pinheiro)

Municípios da região definiram novos conselheiros tutelares por meio de eleições no domingo, 1°. Sem votação obrigatória, Bom Retiro do Sul foi destaque no Vale com número expressivo de pessoas que aderiram ao pleito. Mais de 6,5 mil votos foram registrados para escolher os novos representantes. Foram disponibilizados cinco locais de votação à comunidade.

Para concorrer à função, os candidatos precisaram passar por etapas seletivas, como provas escritas. A organização ficou a cargo dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de cada cidade, sob a fiscalização do Ministério Público (MP). Esta foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiou processo em todo o território nacional.

Presidente do Comdica em Bom Retiro do Sul, Carlos Henrique Dullius avalia que a votação expressiva é resultado da disponibilização das urnas em diversos pontos da cidade, bem como empenho dos candidatos em divulgar as campanhas. Nas eleições anteriores foram contabilizados cerca de 1,6 mil votos.

“Nos preocupamos em deixar o pleito acessível para todos, principalmente nas áreas do interior. Percebemos que houve um salto muito grande no número de votos. Mais de 60% das pessoas aptas a votar em Bom Retiro participaram”, analisa Dullius. O número também representa mais da metade da população do município.

Para o presidente, o desempenho das eleições significa que a comunidade acompanha o trabalho exercido pelos conselheiros tutelares. Ele destaca que o Conselho Tutelar é o órgão encarregado de garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e orientar as famílias acerca do assunto.

Campanha na cidade

Bombeiro da reserva e conhecido pelo voluntariado em Bom Retiro do Sul, Joel Moraes da Silva somou mais de 1,2 mil votos e foi o candidato com maior aprovação no município. Ele relata que devido à preparação para assumir o cargo, foi o candidato com maior pontuação na prova sobre Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, ele afirma que muitas pessoas se envolveram na campanha de forma espontânea.

Filho e irmão de professores, o bombeiro destaca que reconhece as funções do Conselho Tutelar em atuar na proteção e garantia dos direitos das crianças. “Muitos amigos pediam panfletos para entregar para parentes e vizinhos. Graças a essas pessoas e também a minha dedicação tive esse excelente resultado. Vou me dedicar cada vez mais e fazer um bom trabalho”, conclui Joel.

Sobre o Conselho Tutelar

A escolha dos conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial – definição que ocorreu em 2015. São eleitos cinco titulares e cinco suplentes, independentemente do porte do município. Em cidades com menos de dez candidatos, o número de suplentes fica reduzido. O mandato dos conselheiros será de 2024 a 2027.

O Conselho Tutelar é uma instituição que atua na promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Composto por membros eleitos pela comunidade, serve como um órgão de fiscalização e aconselhamento em casos de negligência, abuso ou violação dos direitos infantojuvenis. Cada município ou região tem seu próprio Conselho Tutelar.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: