Jornal Nova Geração

Dia D cumpre meta. Novos grupos serão vacinados esta semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela avaliou como positiva a ação realizada sábado, que a partir de duas frentes distintas deu sequência ao plano de imunização contra a Covid-19 no município. Tanto o mutirão para atender aos idosos com mais de 85 anos, realizado no Posto Central de Estrela, como a vacinação in loco de pessoas acamadas com mais de 60 anos, moradoras do interior, tiveram êxito em seu objetivo e deverão ser repetidas em outras ocasiões, mesmo com públicos diferentes. As 150 doses não utilizadas na ocasião serão agora liberadas a idosos entre 85 e 83 anos, nesta quinta e sexta-feira, também no Posto Central, através da distribuição de senhas. Pessoas de mais idade que não puderam se vacinar no mutirão ainda terão prioridades.

A vacinação do Dia D, realizada parte em sistema “drive thru“, foi amplamente divulgada para ocorrer das 8h às 17h. Mas bem antes do horário previsto já havia pessoas chegando de carro ou a pé ao local. Foi o caso do seu Jorge Barbosa da Silva, de 87 anos, acompanhado da esposa Lorena, que estavam na espera desde as 6h30min. “Para garantir o lugar e fugir do sol na volta”, justificou ele. Dona Irica Neher (86) afirmou ter chegado ainda antes, acompanhada da nora. “Mas como ainda não tinha ninguém, fomos dar mais uma caminhada.” Até para manter a ordem, os critérios e as condições das vacinas, a imunização do público-alvo só iniciou mesmo no horário estipulado, já sob supervisão do prefeito Elmar Schneider, do vice João Carlos Schäfer e do secretário da Saúde, Celso Kaplan, o “Lelo”. “Temos tudo para termos um dia tranquilo e que cumpra com sua meta”, projetou o prefeito. E foi o que se viu.

Em frente à unidade de saúde, no modelo drive thru, não era necessário nem descer do carro para receber a dose. Já quem veio caminhando ou outra forma, ou mesmo estacionou nas redondezas, tinha duas salas à disposição dentro da unidade para realizar a vacina. Sem carro, seu Ivo Prediger (88) foi um dos que pegou o primeiro ônibus no Bairro Boa União e veio até o posto, onde foi vacinado em uma das salas. “Está tudo bem organizado”, confidenciou. O atendimento não foi interrompido ao meio-dia.

Ao todo foram vacinados 216 idosos acima de 85 anos no sistema drive thru e 47 pessoas acamadas no interior, e alguns casos isolados na cidade conforme prévio cadastramento (através do canal do WhatsApp nº 9127-9045). Segundo Lelo, a ação cumpriu com sua meta, principalmente com o sistema drive thru, que tornou mais dinâmico e menos desgastante todo o processo, mas lembrou que o governo municipal não quer e não pode perder tempo. “Por isso já planejamos esta outra ação já para esta quinta e sexta-feira, então com doses que restaram, abrindo o leque para pessoas entre 85 e 83 anos”, explica. A vacinação ocorrerá das 10h às 14h, com prévia distribuição de senha. “Só pedimos calma a todos que pretendem se deslocar à unidade, assim como a seus acompanhantes. A liberação a este grupo será gradativa, à medida que recebermos novas doses”, destaca o secretário. Mais informações no Centro de Triagem Covid (telefone 3981-1098), na Vigilância Sanitária (3981-1136) e nas Unidades de Saúde.

Segunda Dose

A última semana também marcou o início da aplicação da segunda dose aos primeiros grupos prioritários. Cerca de 300 pessoas com mais de 60 anos e com deficiências que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de indígenas aldeados e profissionais da saúde já foram imunizados de forma completa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: