Jornal Nova Geração

ESTRELA

Dia D da Vacinação ocorre neste sábado

Primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (Gripe) chega à última semana. Detalhes são acertados para o dia de mobilização nacional, que também imuniza para a Tríplice Viral

O período exclusivo para a imunização dos grupos prioritários, idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, contra a influenza se estende até o “Dia D da Vacinação Nacional”, agendado para este sábado, 30. Ações serão centralizadas na Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A aplicação da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) também faz parte da programação.

Em razão da baixa procura do público-alvo da primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza, Estrela passou a permitir a vacinação contra a gripe para outra faixa etária, a de crianças menores de cinco anos, assim como pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente. A decisão seguiu orientação estadual, em função da necessidade de ampliar a cobertura vacinal para esse público. As vacinas podem ser realizadas diariamente das 8h às 14h, no Posto Central.

Segunda etapa

A segunda etapa, que vai de 2 de maio a 3 de junho, e teve como público-alvo antecipado crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, permitirá a partir do dia 2 a imunização de mulheres gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Tríplice Viral

A vacina contra o sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), é aplicada também em trabalhadores da saúde, para revisar o esquema profissional e garantir que os mesmos tenham duas doses.

Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a da gripe quanto a do sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas. “O objetivo principal da campanha neste Dia D é vacinar indiscriminadamente contra o Sarampo crianças de seis meses a menos de cinco anos, além de vacinar o mesmo público contra a Influenza. As duas vacinas podem ser feitas no mesmo dia”, esclarece o secretário de saúde Estrela, Celso Kaplan.

Outras

Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades ocorre na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central, das 7h30min às 13h30min. Já a vacinação covid, também no Posto Central, com imunização diária até as 14h. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Locais de vacinação e horários

  • Serviço de Assistência Especializada (SAE), na Avenida Rio Branco, nº 1.127 – Bairro Oriental, das 7h às 14h
  • Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Rua Frederico A. Sulzbach, nº 228, Moinhos, na Rua Santo Antônio, s/nº , e Imigrantes, na Rua Walter Pedro Caye, nº 280, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min
  • Unidade Básica de Saúde Boa União, na Rua Padre José Junges, nº 291, Bairro Boa União, das 7h às 17h
  • Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central, na Rua General Osório, 427, Bairro Oriental, das 7h30min às 14h
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: