Jornal Nova Geração

ESTRELA

Dia da Família leva diversão ao Cras Moinhos

Evento na Casa da Cidadania marcou a data com uma série de atividades voltadas à comunidade e apresentação das melhorias na unidade do bairro, entre elas a nova pintura da fachada

O Dia da Família, realizado no sábado, 3, oportunizou uma série de experiências, serviços e atividades a quem compareceu ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Cidadania, localizado no Bairro Moinhos. Bebês se divertindo com balões. Crianças às gargalhadas em brinquedos infláveis e degustando pirulitos e balas. Jovens, adultos e idosos orgulhosos de seus trabalhos, apresentações e felizes com a tarde de integração.

A celebração, que contou com apresentações artísticas e musicais, teve a presença dos usuários do centro nas suas mais variadas faixas etárias e grupos, também moradores da comunidade e autoridades. Como destaque, a inauguração da nova pintura externa da fachada do prédio e a realização de serviços, como testes gratuitos de visão, apresentações musicais e lanche.

Alegria

O Cras é um serviço que executa um trabalho social voltado às famílias do território onde atua, e que tem como objetivo principal prevenir situações de risco e de vulnerabilidade social. O Dia da Família buscou justamente promover uma integração entre todos os envolvidos com o espaço e a comunidade em geral.

Dona Maria Batista, 51, se mostrou feliz por fazer um teste de visão pela primeira vez. “Tenho muita dor de cabeça. Não enxergo nada”, afirma a senhora antes de olhar pelo aparelho. A responsável pelo teste gratuito dá os motivos: “ela tem problemas de visão, tanto para perto como para longe. Precisa ser encaminhada para um exame mais detalhado.”

Potencialidades

Renata Klafke é coordenadora técnica do Cras. Em Roda de Conversa ela realizou uma apresentação aos presentes dos serviços que são desenvolvidos no espaço. “Nosso objetivo aqui é desenvolver potencialidades, o protagonismo social e a autonomia das famílias, e para tanto prevenir situações de risco, isolamento e vulnerabilidade social”, explicou a assistente social. “

Já a secretária da pasta de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh), Renata Cherini, comentou. “O dia já seria especial. O ficou ainda mais pela presença de todos, principalmente por aqueles que de alguma forma se sentem responsáveis por esses avanços, essas conquistas.”

Atrações

Dentro da programação ocorreram apresentações dos grupos de trabalho do Cras. O Grupo da Felicidade e do Grupo da Família, composto por pessoas com deficiência, realizaram cantaram. O Grupo de Mulheres realizou uma exposição de arte chamada “A Arte de ser mulher” e o grupo dos Adolescentes fez a entrega de lembranças confeccionadas por eles. Já a equipe do Cras promoveu a ação “Dinâmica dos afetos”, que buscou envolvimento de frequentadores do Cras com seus familiares. Além de doces, foram oferecidos cachorros-quentes para a população.

Cores

A tarde também marcou a apresentação à comunidade e visitantes da renovação visual do prédio, cuja pintura externa foi realizada voluntariamente pela artista Luísa Born, responsável entre outras obras por algumas das fachadas do prédio da Polar e do Silos do Porto, em parceria com Henrique Nunes Lopes, e que contou com a participação de alguns usuários do Cras. Futuramente, espaços internos do prédio também ganharão novas cores.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: