Jornal Nova Geração

ESTRELA

Diagnóstico aponta falhas no sistema de esgoto

Novo plano de saneamento está em fase de análise do estudo contratado. Qualidade do abastecimento de água foi considerada um ponto positivo

O novo plano de saneamento está com a etapa de diagnóstico prestes a ser concluída. Em reunião na câmara de vereadores, a empresa contratada, Lógica Gestão Ambiental Inteligente, apresentou os pontos positivos e negativos do levantamento feito na área rural e urbana do município. O sistema de esgotamento preocupa, enquanto o abastecimento de água foi considerado uma virtude

Conforme a diretora do departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, o estudo engloba quatro eixos: água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos. “A preocupação está no esgotamento sanitário, com alguns pontos de sistema misto, ou seja, água pluvial misturada com esgoto, e pontos clandestinos, de esgoto a céu aberto”, conta.

O sistema de abastecimento de água, por sua vez, além de aprovado, foi elogiado durante a apresentação do levantamento. Segundo Tanara, o diferencial está na forma de gestão da Corsan e das associações de água, encarregadas pelo abastecimento na zona urbana e rural.

A drenagem pluvial não preocupa, mesmo que exista alguns entupimentos de boca de lobo para serem revisados. Ainda, o eixo dos resíduos sólidos tem prós e contras. “O ponto positivo é a coleta seletiva, mas está havendo separação inadequada por parte de alguns munícipes. Por isso, a importância da educação ambiental, que será trabalhada fortemente na Sala Verde”, explica Tanara, salientando que o resultado do estudo dos quatro eixos não surpreendem.

Próximas etapas

O comitê participativo, formado por representantes de secretariados e entidades municipais, deve entregar a análise do levantamento entre hoje, 20, e o princípio da semana. A partir disso, a última fase do processo de diagnóstico será as duas audiências públicas, na área urbana e rural, com datas e locais a serem definidos.

Encerrado o diagnóstico, será iniciada a etapa de prognóstico. Nela, serão definidas as metas em curto, médio e longo prazo. Depois, se faz procedimento similar à etapa anterior, desde reuniões com o comitê até realização de audiências públicas. Por fim, a estratégia passa pela câmara para alterar a lei atual.

Dentro do prazo

Iniciado em fevereiro, o novo plano municipal de saneamento deve ser entregue até o fim de agosto, dentro do prazo de 180 dias. “Acredito que vamos conseguir concluir dentro do prazo, pois o andamento do diagnostico, que é mais lento, está de forma acelerada. O Comitê também tem sido muito presente e tem nos auxiliando bastante”, avalia a diretora de Meio Ambiente de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: