Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Diagnóstico deve apontar melhorias ao interior

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural está em fase de levantamento de dados. Depois, as secretarias e entidades vão propor estratégias para qualificar as condições do campo

O município possui 764 agricultores ativos. Projeto busca criar políticas públicas para melhorar as condições no interior (Foto: Larissa Santos)

Com o intuito de identificar as principais demandas dos agricultores, o governo municipal promoveu, em março, uma série de reuniões nas comunidades. Os encontros fazem parte da etapa inicial do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), que propõe um diagnóstico do setor. A ideia, a partir de agora, é criar políticas públicas para melhorar as condições no interior.

O projeto conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da Cooperativa Sicredi. Dos 12 mil habitantes de Bom Retiro do Sul, cerca de 15% contribuem com o retorno de 38% do Produto Interno Bruto (PIB), referente a agropecuária.

O engenheiro agrônomo e extensionista da Emater, Diego de Oliveira, explica que o documento precisa ser formalizado. Para isso, foram necessários os encontros com os agricultores, com as sugestões de melhorias na parte agrícola e também nas áreas da educação, obras viárias e saúde. “Agora vamos repassar as informações para cada secretaria elaborar ações”, pontua.

Oliveira afirma que a Emater planeja cursos e dias de campo para contemplar aquilo que os produtores precisam. “Queremos qualificá-los para desenvolverem as questões agrárias e contribuírem para uma maior renda. Desta forma, será possível gerar retorno ao município. Daqui 5 anos podemos executar um novo diagnóstico e planejar os próximos 20 anos”, ressalta.

Conforme a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Delci Klunck, as reuniões possibilitam entender as necessidades e, assim, auxiliar o pequeno produtor. “Conseguimos trazer mais incentivos e melhorar as leis. Os agricultores se sentem ouvidos, valorizados e motivados para inovarem e serem protagonistas”, afirma.

Bolsa Juventude Rural

Na quinta-feira, 14, encerrou as inscrições para o Programa Bolsa Juventude Rural, que tem o objetivo de incentivar jovens do meio rural, com auxílio de R$ 200 por mês, em um período de 10 meses. Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as parcelas começam a serem pagas a partir de agosto, para alunos matriculados no 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Em Bom Retiro do Sul, houve a adesão de duas pessoas. A prefeitura ajudou no processo, com orientações e suporte no momento da inscrição e na apresentação do pré-projeto, requisito para ser contemplado no programa. “Depois de selecionados, terá prazo para apresentar e desenvolver o projeto. Vamos auxiliar no que for preciso, pois queremos que os alunos se sintam seguros nesse processo”, frisa a secretária.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: