Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Diagnóstico do Sebrae aponta dificuldades e sugestões ao turismo

Município trabalha agora na elaboração do Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de desenvolver o setor

De segunda a quarta-feira, dias 27 e 29, foram discutidas as ações que nortearão os trabalhos (Foto: Divulgação)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveu um diagnóstico turístico e apresentou no início de junho para empresários e representantes do Conselho Municipal de turismo (Comtur). A partir de agora, o município planeja um Plano Municipal de Turismo que servirá como ferramenta para os avanços no setor.

Entre os tipos de turismo encontrados estão o de lazer, rural e de natureza. O estudo aponta que os acessos estão em boas condições de trafegabilidade, a sinalização indicativa é básica e sugere-se, após a finalização do plano, um Projeto de Sinalização Turística, com captação de recursos. O diagnóstico também reforça para a valorização do patrimônio cultural e natural e da culinária açoriana.

As oportunidades encontradas estão na formatação de trilhas de fomento ao ecoturismo, e cicloturismo com a inserção de novas rotas na região. As sugestões ainda englobam a criação de atividades para crianças e locais “instagramáveis”, propícios para fazer fotos e postar nas redes sociais.

Plano Municipal de Turismo

Conforme a secretária Adjunta da Administração, Neuza Fell, o município está conveniado a Amturvales desde o ano passado e no início de 2022 aderiu ao programa Acelera Turismo. Fazenda Vilanova está dentro também do Mapa Nacional do Turismo.

Segundo Neuza, o Plano Municipal do Turismo busca elencar estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento e estruturação do setor, sendo este o norteador das políticas públicas do município. “Depois da elaboração, passará para a câmara de vereadores avaliar, para que se transforme em Lei, garantido através de instrumento legal, a continuidade do trabalho”, explica.

De segunda a quarta-feira, dias 27 e 29, foram discutidos a missão, visão e valores que nortearão o trabalho, além de ações promotoras do desenvolvimento do turismo. “Todos os resultado dessas atividades serão formalizados e apresentados para a população em Audiência Pública”, pontua.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: