Jornal Nova Geração

AGRICULTURA

Diagnóstico visa incentivar trabalho no campo em Bom Retiro do Sul

Setor tem crescido e a administração entende este ser um caminho de desenvolvimento sustentável

Maria Delci Klunk, secretária de Agricultura de Bom Retiro do Sul, e Edmilson Busatto, prefeito (Foto: Luíza Huber)

Bom Retiro do Sul realiza uma série de estudos e encontros nas comunidades do interior. As iniciativas visam identificar as principais demandas dos agricultores para profissionalizar e direcionar investimentos, e fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR).

O objetivo é criar políticas públicas por meio de um diagnóstico para melhorar as condições no interior. Hoje, 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do município é proveniente da agropecuária. “Em 2017 o índice era de 28%¨, lembra o prefeito Edmilson Busatto, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. O agro tem crescido e a administração entende este ser um caminho de prosperidade e de desenvolvimento sustentável.

De acordo com dados da secretária de Agricultura de Bom Retiro do Sul, Maria Delci Klunk, o município possui mais de 900 inscritos no Talão de Produtor, mas apenas 310 dão retorno ao município. Ocorre que muitos produtores mantém terras, mas trabalham na indústria ou comércio. O município pretende transformar este cenário e incentivar o trabalho no campo.

Os gestores adiantaram na entrevista que a Cooperativa Languiru vai transferir para Bom Retiro do Sul sua maternidade de suínos.

Ouça a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: