Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Direitos trabalhistas são tema de conversa no projeto Rumo

Advogadas participam da quinta aula de preparação de jovens para o mercado de trabalho. Capacitação faz parte do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região

Advogadas Amanda Luiza Horh e Laura Motta conversaram com jovens na tarde de ontem (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)

O tema “direito do trabalho” foi abordado na quinta aula da capacitação do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região. As advogadas Amanda Luiza Horh e Laura Motta conversaram com os estudantes, nessa segunda-feira, 19. As especialistas abordaram pontos importantes sobre direitos e deveres tanto do trabalhador quanto do empregador.

Amanda detalhou como ocorre o vínculo empregatício para jovens a partir dos 14 anos. Citou como exemplos os programa como Jovem Aprendiz, estágios e emprego formal com carteira assinada. Também esclareceu sobre a jornada de trabalho, que pode variar de acordo com o tipo de atividade e contrato.

A advogada destacou os benefícios que o trabalhador ter contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entre eles, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), auxílio doença no caso de afastamento e, futuramente aposentadoria pela Previdência Social.

Laura acrescentou que, embora os estágios remunerados não proporcionem todos os direitos como no trabalho formal, a experiência é importante para formação durante o período estudantil.

Mercado de trabalho

A estudante Júlia Kuhn, 18, afirma que a capacitação está oportunizando conhecer as relações de trabalho e tirar muitas dúvidas. “Hoje, com a participação das advogadas, pude entender muitas coisas sobre a vida profissional. As aulas estão ajudando a me preparar melhor para o mercado.”

Ana Júlia , que é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, já pode conhecer, em aulas anteriores, o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitec) em Estrela. Ainda terá a oportunidade, junto com os demais colegas, de ter aula sobre educação financeira e temas como respeito ao meio ambiente, consumo, saúde, tolerância e igualdade de gênero.

Programa

O Rumo teve início no ano passado com uma pesquisa. Foram ouvidos 604 estudantes do ensino médio das redes públicas e privada e 206 empresas das cidades de Lajeado, Estrela, Teutônia, Taquari, Arroio do Meio e Encantado. Um dos pontos evidenciados pelos empresários foi a falta de qualificação dos jovens que ingressam no trabalho.

Já os estudantes entendem que estão capacitados. Para contribuir com a formação dos futuros trabalhadores, o projeto Rumo lançou a capacitação que está ocorrendo desde maio, na Faculdade La Salle. São beneficiados 20 alunos do ensino médio de escolas públicas de Lajeado e Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: