Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Doutor Lauro Müller na Sanpex IX em 1963

Era na época, proprietário de uma das maiores coleções de selos do Brasil, obtendo a Medalha de Honra ao Mérito na Sanpex IX, com felicitações do júri

Em 1963, o Doutor Lauro Reinaldo Müller, fundador da Sociedade Filatélica Alto Taquari com sede em Estrela, participou de uma exposição de selos, na cidade de Santos (SP), em comemoração ao bicentenário do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva.

Era na época, proprietário de uma das maiores coleções de selos do Brasil, obtendo a Medalha de Honra ao Mérito na Sanpex IX, com felicitações do júri.

Expôs ele, também uma coleção de “Ordens Honoríficas do Brasil”, com várias peças únicas, que não eram conhecidas pelos expositores presentes ao certame, valendo-lhe um Diploma.


Músico e vereador Olívio Dahmer

Olívio Dahmer foi vereador em Estrela, eleito pelo Partido Libertador para mandato 1952-1955, sendo escolhido para atuar como vice-presidente da Câmara. Nesse período, o prefeito era Adão Henrique Fett em seu primeiro mandato.

Dahmer era maestro do Jazz Band, musical para concertos, animação de festas e bailes de kerb em Estrela, distritos e outras linhas.


Cirurgião Dentista Ney José Reis

Ney José Reis – dentista e líder comunitário em Estrela. Nasceu em 12 de março de 1942. Formado pela Faculdade Católica de Odontologia. Diplomado em 17 de dezembro de 1964, registro número 448. Foi cadastrado no Posto de Saúde de Estrela em 15 de janeiro de 1965.

Em 1969, foi empossado presidente do Rotary Clube. Como um dos fundadores da Loja Acácia Negra, de Lajeado, empenhou-se para fundar uma Loja Maçônica em Estrela, que, após sua morte, em 7 de fevereiro de 1992, levou o seu nome, bem como a Associação Beneficente Ney José Reis.


Inauguração do Centro Comunitário São João, em 1973

Em 1973, foi inaugurado o Centro Comunitário São João, localizado na Pinguela, Bairro Oriental, construído pela Prefeitura de Estrela.
No referido local funcionaram um posto do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e o programa de alimentação da LBA (Legião Brasileira de Assistência).

Serviu ainda para realização de ofícios religiosos aos domingos. Durante a semana como ponto de recreação para as crianças pobres.


O padre José João Maurício Groenendal ordenado em 1963

José João Maurício Groenendal – padre e médico. Depois de exercer por 20 anos o ministério sacerdotal na Congregação do Santíssimo Redentor, cursou Medicina em Rio Grande e Passo Fundo, formando-se em 1983.

Para atender os próprios religiosos redentoristas, especializou-se em cirurgia e clínica geral, atendendo também comunidades sem assistência médica. Nasceu em 1º de agosto de 1938, em Estrela, filho de Daniel Groenendal e Silvina Viana. Rezou sua primeira missa em Estrela, em 14 de julho de 1963.


Produção de Cerveja Antarctica em Estrela a partir de 1973

Em pronunciamento dado à imprensa, o diretor comercial da Polar, Odilo Afonso Thomé, declarou que a partir do dia 3 agosto de 1973, a empresa passaria a engarrafar também a cerveja e refrigerante com a marca “Antarctica”, visto que havia uma solicitação da matriz em São Paulo, nova proprietária da indústria estrelense.

Em 1972, a Polar S/A havia sido adquirida pelo Grupo Antarctica Paulista e, a partir daquela data, recebeu grandes incentivos do município como doação de áreas de terras e ruas, entre 1973 e 1987.

Em 02 de julho de 1999 eclode a notícia da Mega-Fusão das maiores cervejarias do Brasil, ou seja, Brahma e Antarctica, surgindo a Ambev, efetivada em 19 de abril de 2000.

Em 20 de abril de 2006, a multinacional Ambev anunciou a desativação da fábrica de cerveja e refrigerante de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: