Jornal Nova Geração

HIDROVIAS

Governo Federal investirá R$ 80 milhões na Barragem Eclusa

Objetivo é reformar e modernizar estrutura para melhorar navegação. Edital foi publicado em 19 de julho. Propostas serão abertas em 21 de setembro

Foto: DNIT/Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, iniciou a contratação de empresa para a elaboração de projetos e realização das reformas e modernizações para a barragem e a eclusa de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do Rio Taquari (RS). O investimento total é de aproximadamente R$ 80,7 milhões e os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de 37 meses, incluindo as etapas de projeto executivo e de execução das obras previstas nos dois empreendimentos.

A eclusa da barragem de Bom Retiro do Sul possui o segundo maior movimento no âmbito do Dnit/RS, com volume de tráfego superior a 800 embarcações anuais. Com a reforma, espera-se otimizar a navegação entre o Porto de Estrela, no Vale do Taquari, e o Porto de Rio Grande. Além disso, embarcações com 2.800 toneladas de carga poderão fazer a transposição do desnível introduzido pelo barramento em situação de estiagem na região Sul e na migração.

O edital está disponível desde o dia 19, podendo ser retirado presencialmente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no endereço: Rua Siqueira Campos, 664, Centro – Porto Alegre/RS. O documento também pode ser conferido on-line, pelo link. A abertura das propostas está prevista para o dia 21 de setembro, às 14h.

Próximos passos

O Governo Federal tem o objetivo de recuperar e modernizar todas as barragens – e suas respectivas eclusas – sob a responsabilidade do Dnit nos rios Taquari e Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul. Além do edital referente a Bom Retiro do Sul, também estão previstas licitações para as barragens/eclusas de Amarópolis, Fandango e Anel de Dom Marco, as quais serão divulgadas em breve.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: