Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Eleitorado regional cresce 2,2% em quatro anos

Dados ainda não definitivos do TSE apontam que mais de 287,6 mil estão aptos a ir às urnas em outubro. Mulheres predominam na região

Mais mulheres do que homens eleitores: Vale segue tendência nacional (Foto: Divulgação)

Mulher, casada, com idade entre 45 e 59 anos e Ensino Fundamental incompleto. Este é o perfil predominante do eleitorado do Vale do Taquari em 2022. É o que mostra levantamento feito a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no fechamento do cadastro, ocorrido em maio.

Ainda que o quantitativo oficial para as eleições não tenha sido divulgado, o cruzamento destes dados aponta para um diagnóstico próximo da realidade. Hoje, são 287,6 mil eleitores aptos ao pleito na região. O número é 2,2% superior ao registrado na última eleição geral, em 2018, quando eram 281,3 mil.

O Vale segue uma tendência quando o assunto é o gênero do eleitorado. As mulheres serão maioria em outubro nas urnas. Representam 51,5% dos votantes, contra 48,5% do sexo masculino. Por outro lado, mais da metade dos municípios da região tem mais homens eleitores. São cidades com pequenas populações e essencialmente agrícolas.

Nos principais núcleos urbanos da região, predominam as eleitoras. Maior colégio eleitoral do Vale, Lajeado tem quase 54% de votantes mulheres, o maior percentual entre todas as cidades.

Entre os fatores que levam a uma maioria feminina conforme o cientista político Fredi Camargo, está a maior mortalidade da população masculina por conta do maior desgaste físico decorrente de trabalhos braçais. “E até uma questão cultural, de saúde, onde a mulher tem um cuidado maior, e o homem tem restrição maior à procura de serviços médicos, por exemplo”, comenta.

Envelhecimento

O fato da região ter mais eleitores na faixa etária dos 45 a 59 anos, segundo Camargo, é fruto do aumento da expectativa de vida. Lembra que o movimento também é percebido tanto em nível de Rio Grande do Sul quanto de Brasil, e isso é replicado no Vale.

“A tecnologia e o surgimento de novas soluções na área de saúde fez com que a expectativa de vida da população aumentasse. Isso reflete também no eleitorado, que fica mais velho. Há 40, 50 anos, uma pessoa que chegava nos 60 anos estava indo para o fim da vida. Hoje está em plena atividade”, avalia.

Quanto à escolaridade, o Vale também acompanha os índices do Estado e do país. Fatores socioeconômicos e também culturais explicam, para Camargo, o fato da região ter mais eleitores que não concluíram o Fundamental. Por outro lado, apresenta um número considerável de cidadãos aptos com Ensino Superior completo.

Regularização de títulos

Pelo levantamento feito a partir dos dados do TSE, municípios como Encantado e Estrela apresentaram expressiva queda no número de eleitores quando comparados com a eleição de 2018. Os percentuais chegam a 12 e 7%, respectivamente. Isso ocorre devido ao cancelamento de títulos eleitorais no período de revisão biométrica, em 2019.

Contudo, em comunicado recente, o tribunal informou que irá regularizar os títulos cancelados no período e vai dar aos eleitores o direito do voto no pleito de outubro. Fato semelhante ocorreu em 2020, devido à pandemia. “Em média 3 mil pessoas não fizeram a revisão em 2019”, lembra a chefe do Cartório Eleitoral de Encantado, Luciana Gheno.

Na divulgação oficial dos eleitores votantes por parte do TSE, prevista para o dia 11 de julho, Encantado deve ter um eleitorado superior a 17 mil, enquanto Estrela também terá um aumento em relação aos números atuais.

Crescimento expressivo

Lajeado mantém a tendência de crescimento do eleitorado. Em quatro anos, subiu 5,37% e chegou a 63,4 mil em 2022. Contudo, não é a maior alta entre os 38 municípios da região. Esta marca cabe a Capitão.

O pequeno município pertencente a microrregião de Arroio do Meio viu o eleitorado saltar 12,45% desde a eleição geral anterior. Passou de 2,4 mil para 2,7 mil.

Roca Sales, Fazenda Vilanova, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Pouso Novo e Santa Clara do Sul também tiveram alta acima de 6%, superior a Lajeado.

Já as quedas ocorreram, além de Encantado e Estrela, nos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga. Porém, todas foram baixas inferiores a 1%, segundo cálculo feito pela reportagem com base nos dados de 2018 e 2022.

Mais jovens às urnas

 

Outra tendência nacional confirmada na região foi a da participação de jovens nas eleições de 2022. Entre janeiro e abril, o Vale do Taquari teve 3.297 novos alistamentos eleitorais. Em dezembro do ano passado, por exemplo, a região tinha apenas 930 eleitores nesta faixa etária. O crescimento foi de 257% no período.

Reportagem de abril do A Hora já indicava a alta procura do público juvenil pelo título de eleitor. Também ouviu de jovens da região motivos que os levaram a fazer o cadastramento, mesmo não sendo o voto obrigatório para esta faixa etária.

Em nível nacional, a marca foi considerada histórica pelo tribunal. Entre janeiro e abril, o país ganhou mais de 2 milhões de eleitores cujo voto ainda é facultativo. Um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e 57,4% na comparação com os quatro primeiros meses de 2014, últimos dois pleitos nacionais

Nova página de estatísticas

Entrou no ar, ontem, a nova versão da página de estatísticas eleitorais do TSE. O espaço é uma importante ferramenta de transparência e de acesso à informação, que reúne dados sobre eleitorado, candidaturas, resultados das eleições, prestação de contas, comparecimento e abstenção, e mesários, entre outros.

A ferramenta está disponível ainda em fase de testes e o TSE aceita sugestões de usuários, visando o aprimoramento da página.

A ideia é adequá-la para as eleições de outubro e oferecer o que há de melhor em termos de informações sobre estatísticas eleitorais à Justiça Eleitoral.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: