Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Eleitores têm um mês para regularizar ou obter o 1º título

Cerca de 40,8 mil pessoas em Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova devem ir às urnas para as eleições de 2022

Jovens de 16 e 17 anos interessados em votar em 2022 e pessoas maiores de 18 que tiveram o título cancelado ou que desejam transferir para outra localidade têm até dia 4 de maio para regularizar ou solicitar a 1ª via do documento. O processo pode ser feito de forma presencial, por agendamento, no Cartório Eleitoral ou online, pelo site e aplicativo.

Em Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova, cerca de 40,8 mil pessoas devem ir às urnas em outubro. Em Estrela, 80 jovens de 16 e 17 anos optaram por fazer o título de eleitor, neste ano, mesmo facultativo. Já na faixa etária entre 18 e 20 anos, o número chega a 801.

Conforme o chefe de Cartório da 21ª Zona, Sandro Ferrari, o processo de regularização e primeiro título pode ser feito todo online, do mesmo modo que ocorreu em 2020 devido à pandemia. “É um sistema prático. Mas que, embora não tenha fila no atendimento online, muitas pessoas têm dúvidas e nos chamam para resolver. Por isso é preciso se antecipar, pois se vierem muitos questionamentos não teremos tempo e gente suficiente para responder. Qualquer transtorno pode ser evitado”, explica.

O chefe de Cartório reforça que a biometria está suspensa durante a pandemia, mas no futuro voltará a ser necessária. “Essas pessoas votam sem biometria e apresentam um documento de identificação. O título de eleitor também pode ser substituído pelo E-Título”, pontua.

Processo digital

A regularização pode ser feita pelo site jedigital.tre-rs.jus.br/ e a documentação necessária para concluir o cadastro é a carteira de identidade, comprovante de residência atualizado e, no caso de homens entre 18 e 45 anos, é preciso o certificado de quitação de serviço militar. Uma selfie segurando um documento também é solicitado.

O eleitor pode entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Estrela pelo WhatsApp 51 9 9869-5409 que, de forma automática, será direcionado para as páginas do Tribunal Regional Eleitoral do RS. “Notamos uma procura maior nos últimos dias para o atendimento online, em especial, de maiores de 18 anos, momento em que se torna obrigatório votar”, observa Ferrari.

Título cancelado

Estrela passou por revisão do eleitorado em 2019. De acordo com o chefe de Cartório, quem não compareceu para fazer a biometria, na época, teve o título cancelado. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, de forma provisória, que os eleitores com este tipo de divergência poderiam votar em 2020.

“Até o momento, 2,8 mil pessoas estão com a inscrição cancelada no município. Elas devem olhar se o título está cancelado no aplicativo ou site e, se está, precisam regularizar até dia 4”, afirma.

Primeira eleição

A estudante Isabel Cornelius, 17, se prepara para tirar o primeiro título de eleitor. Segundo ela, a decisão de fazer, mesmo sendo facultativo, é para ajudar a melhorar o país.
“Quanto mais cedo os jovens se interessarem por política, mais consciente será o voto”, afirma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: