Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Em meio a novos hábitos, o desafio da maternidade saudável

Entre mudanças na rotina e o aprendizado em cuidar de uma nova vida, mães buscam exercer uma criação positiva e desenvolver ações que contribuam de forma direta com a saúde da criança

Taís pratica exercícios físicos e busca manter uma gestação saudável (Foto: Arquivo Pessoal)

A chegada de um filho exige adaptações na rotina, estudos e planejamento na vida das mães. Conciliar a maternidade com uma criação saudável para a criança, carreira e cuidados pessoais é um desafio constante. Além do significado no dicionário, ser mãe vai além do vocábulo e traz experiências diferentes a cada pessoa. O desenvolvimento sadio dos pequenos é resultado dos vínculos desenvolvidos na infância.

São os principais relatos de mães que optaram por implementar uma criação voltada aos hábitos saudáveis. Equilibrar a nova rotina, no entanto, pode ser difícil. Apesar do planejamento de meses, a realidade impõe adversidades de forma constante. Eduarda Meirelles, de 21 anos, relata que apesar do desafio, a prioridade é garantir um lar de acolhimento ao Romeo, que completou um ano.

Em busca de se preparar para a maternidade, Eduarda participou de palestras com médicos obstetras, leu livros sobre desenvolvimento da criança e disciplina positiva, além de se preparar para o momento do parto. No primeiro mês de vida do Romeo, ela relata que precisou descobrir maneiras de fazer o bebê dormir, portanto, participou de um curso sobre o assunto.

De forma diária, Eduarda descobre novas formas de garantir o desenvolvimento de Romeo (Foto: Arquivo Pessoal)

“A cada salto de desenvolvimento que ele passava, procurávamos explorar cada habilidade, sempre buscando maneiras de incentivá-lo a ir um pouquinho mais além a cada dia. Quanto mais seu bebê se desenvolve, mais desafios aparecem. Mas acredito que os maiores desafios são ligados a lidar com as minhas emoções e impulsos. Comportamentos desafiadores fazem parte do desenvolvimento das crianças e da infância”, salienta a mãe.

Ela relata que a maternidade é um aprendizado diário e que, por vezes, também precisa reaprender a lidar com seus sentimentos. Entre os desafios de adaptar a rotina, ela destaca a mudança de horários para dormir, para alimentação, bem como fazer concessões em relação às vontade do filho.

“Quero que meu filho cresça com coragem para viver cada pedacinho da história dele, por isso, eu e meu companheiro seguimos a disciplina positiva. Não existe fórmula na criação de filhos, nenhum dia vai ser igual ao outro e, pra mim, é aí que mora a magia da maternidade. Não conseguimos fazer tudo todos os dias, mas a cada dia tentamos melhorar o que não funcionou no dia anterior e assim vamos”, conta Eduarda.

Hábitos que vêm da gestação

A nutricionista Taís Pezzini se prepara para o momento em que terá o filho nos braços e como irá lidar com a nova rotina. “Sei que por mais que a gente planeje e tenha muitas expectativas, não tem receita pronta de como criar uma nova vida, pois imprevistos sempre podem aparecer”, comenta. Desde já, ela estuda criação e os desafios da maternidade.

Taís afirma ter consciência sobre os desafios, mas busca experienciar as descobertas que surgem a cada mês. Ela relata que, por vezes, sentiu receio de não estar tomando decisões certas, mas acredita que descobrirá a rotina de criar um filho quando vivenciar o nascimento. Além disso, devido a profissão, pode acompanhar o desenvolvimento de outras gestações.

Na percepção da nutricionista, as mães têm se preocupado cada vez mais em oferecer uma criação positiva e qualidade de vida aos filhos, ao iniciar pela alimentação. Segundo ela, a busca de atendimento por gestantes cresce cada vez mais.

“Trabalho em posto de saúde e acompanho semanalmente. É importante o acompanhamento porque pode ocorrer complicações em decorrência disso. As alterações também podem afetar o organismo do bebê”, esclarece Taís.

ENTREVISTA

“A criança gosta do que experimenta e segue exemplo de quem está à volta”

Kátia Barbieri – Especialista em Dietoterapia nos Ciclos da Vida

Jornal Nova Geração: Como as mães podem se adaptar à introdução alimentar da criança?
Kátia Barbieri: Recomendamos que a amamentação seja feita de forma exclusiva até os seis meses do bebê. Seguimos o guia disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Quando se inicia a introdução dos alimentos, o ideal é oferecer alimentos com o mínimo de processamento possível. Os alimentos também devem ser in natura, sem temperos ou itens que mascaram o gosto. É importante que as mães estejam adaptadas a essa rotina também.

Jornal NG: Com a rotina de trabalho e da casa, como manter o cardápio?
Kátia: Para a organização e otimizar o tempo, recomendo que o alimento seja preparado durante o dia da semana e congelado em porções. Dentre os alimentos que são oferecidos aos bebês, isto não interfere na conservação dos nutrientes. Sabemos que a rotina do lar é corrida e este método pode funcionar para as mães também.

Jornal NG: Como as mães buscam conhecimento sobre o assunto?
Kátia: Hoje elas buscam muitas informações e procuram esclarecer dúvidas. Principalmente as gestantes. Elas entendem que a mudança vem desde a gravidez e buscam entender como funciona a transferência de nutrientes. No início do ano letivo, fazemos palestras nas Emeis com os pais do berçários para explicar como funciona esse processo e a importância das crianças conhecerem os sabores dos alimentos.

Jornal NG: Como lidar com a família que oferece alimentos escondidos?
Kátia: Como mãe, também vivi esse período onde queremos fazer tudo certo e tentam burlar nossa estratégia. Acredito que muitas pessoas fazem isso por falta de conhecimento. A mãe deve continuar explicando os motivos de não oferecer doces, refrigerantes e outros alimentos inapropriados. Também é importante ressaltar que com uma alimentação correta, dificilmente a criança desenvolverá obesidade, além de consumir uma grande variedade de alimentos. A criança gosta do que experimenta e segue exemplo de quem está à volta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: