Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Em respeito à vida no planeta

"A Certel está cada vez mais determinada em manter o seu foco na geração de energia elétrica, embasada nos critérios da sustentabilidade.”

A sustentabilidade está cada vez mais em voga. Na área da Certel, esta temática se alinha à filosofia e aos propósitos da cooperativa. Tendo já desenvolvido diversos programas socioambientais, com o plantio de milhares de mudas de árvores e conscientizando diferentes gerações de jovens e adultos a serem mais responsáveis ambientalmente, também pela oferta de uma infraestrutura energética, de programas de eficiência energética e de doações a entidades, a Certel tem dado uma expressiva contribuição às suas comunidades.

Outro importante foco está vinculado à geração de energia elétrica por fontes alternativas e renováveis. A cooperativa conta com quatro hidrelétricas e três usinas fotovoltaicas, que geram quase 20% do total que é distribuído às cerca de 75 mil famílias associadas. Estão em operação as PCHs Salto Forqueta (com 6,1 megawatts de potência instalada, no Rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval), Boa Vista (com 0,70 MW, no Arroio Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela), Rastro de Auto (com 7,02 MW, no Rio Forqueta, entre São José do Herval e Putinga) e Cazuza Ferreira (com 9,1 MW, no Rio Lajeado Grande, no Distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula). Também contamos com duas usinas fotovoltaicas instaladas junto à sede da Certel, em Teutônia, e outra na Subestação de São Pedro da Serra.

E para agregar ainda mais energia limpa, os próximos investimentos serão as Hidrelétricas Vale do Leite (com 6,4 MW, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo) e Bom Retiro (com 35,18 MW, no Rio Taquari, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul). A Bom Retiro irá aproveitar o potencial hidrelétrico disponível desde 1976, otimizando a geração de energia com zero impacto socioambiental. Além disso, também estão projetadas outras quatro hidrelétricas para o Rio Forqueta.

Em novembro, completará dois anos o estudo para implantação de um parque eólico com 42 MW, com dez aerogeradores que, possivelmente, serão instalados em Linha Harmonia, entre Teutônia, Westfália e Imigrante. São necessários três anos de teste para averiguar a velocidade do vento, e o estudo, através de uma torre com 120 metros de altura, vem demonstrando que temos um dos melhores ventos do estado. Paralelamente, nossos profissionais continuam aperfeiçoando-se para o aproveitamento de novas fontes alternativas, como também é o caso da biomassa, que pode utilizar dejetos de animais oriundos da agropecuária para geração de energia elétrica.

Ou seja, a Certel está cada vez mais determinada em manter o seu foco na geração de energia elétrica, embasada nos critérios da sustentabilidade. Somente através de atitudes responsáveis que é possível oportunizar crescimento econômico em respeito aos ecossistemas e à vida no Planeta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: