Jornal Nova Geração

ESTRELA

Em reunião almoço da Cacis, governador enaltece prioridades para acelerar desenvolvimento

Durante a conversa com os empresários, Leite destacou ações de desburocratização

Foto: Divulgação

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na quarta-feira, dia 07 de junho, reunião almoço com o governador do Estado, Eduardo Leite. Ele abordou o tema “Prioridades para acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul” no tradicional evento da Cacis, que reuniu mais de 320 pessoas no Estrela Palace Hotel.

Na ocasião, o governador apresentou, em sua palestra, dados da situação fiscal do Estado, os avanços promovidos na modernização da máquina pública e os projetos de parceria com a iniciativa privada que têm dado fôlego para a economia. “O Estado precisa facilitar a vida de quem quer investir aqui e tornar o Rio Grande do Sul um lugar onde as pessoas queiram viver”, afirmou.

Durante a conversa com os empresários, autoridades e comunidade presente, Leite destacou ações de desburocratização que têm impactado a classe empresarial. O governador ainda apresentou a retomada dos investimentos e o pagamento em dia do salário do funcionalismo. Ele também reforçou que o Regime de Recuperação Fiscal é o caminho responsável para o Estado. “Há uma dívida monumental com a União e, até o momento, nenhum governo federal ofereceu outra condição se não a de quitar o débito”, enalteceu.

Leite lembrou que é importante que os setores entendam todos os obstáculos que foram precisos contornar antes de pensar em investir. “E já foram colhidos muitos resultados, como os R$ 6,5 bilhões em investimentos em todas as áreas, os salários em dia e o equilíbrio fiscal, que nos levaram ao maior superávit orçamentário desde 1994 – mais de R$3,3 bilhões”, explicou. “Temos as contas regulares, mas o Estado não tem fôlego de fazer grandes investimentos sozinhos. Tudo que pudermos fazer pela iniciativa privada, contribuirá com o nosso desenvolvimento”, acrescentou.

Dentre as prioridades para acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Leite pontuou que as mesmas são a melhora da qualidade da educação e do aprendizado; fazer do Estado um polo nacional de qualidade no atendimento à saúde e combater incansavelmente a pobreza, em especial, a pobreza infantil. Além disso, destacou o Projeto Avançar, que tem o foco no crescimento, na saúde; educação; esportes; igualdade, cidadania, direitos humanos, assistência social e habilitação; agricultura, obras e no turismo.

Por fim, o governador enalteceu as transformações que o Estado passou nos últimos anos. “Fizemos uma travessia de um Estado com salários atrasados e inúmeras dificuldades para um Estado que está com as contas em dia. Mas, nossa situação ainda é muito sensível. Não adianta este governo ser responsável com as contas e o próximo não ser. Temos razões para termos confiança no futuro. Fomos capazes de superar momento crítico, com senso de união, responsabilidade e diálogo”, destacou.

O presidente da Cacis, Gerson Strehl, destacou a alegria de receber em Estrela o governador do Estado. “A presença do governador neste dia representa uma aproximação do Governo do Estado com Estrela, com a nossa classe empresarial, que muito trabalha e aquece a economia do no Estado. Em conjunto, buscamos soluções para as demandas que tem impacto com o nosso desenvolvimento econômico e social”, enalteceu. Strehl ainda convidou os presentes para a Estrela Multifeira, que ocorre em novembro.

A reunião almoço foi uma realização da Cacis Estrela, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo de Estrela. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: