Jornal Nova Geração

Em um ano repleto de desafios aos municípios, Amvat completa 59 anos

O ano de 2020 foi atípico e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) mostrou a importância de uma entidade regional para o fortalecimento das demandas das cidades. Os municípios da região enfrentaram uma estiagem, a pandemia do novo Coronavírus e uma enchente histórica. Em todos estes momentos, a mobilização da Amvat, que nesta terça-feira completa 59 anos, foi fundamental.
Logo no início da pandemia, a associação tomou decisões de impacto no sentido de preservar a saúde da população. A entidade decidiu pelo fechamento do comércio não essencial, em março, e mais tarde, envolveu-se em questões como a discussão da adoção do kit para tratamento precoce da Covid-19. Também debateu, conjuntamente, a retomada das aulas. “Nossa associação foi protagonista em várias ações. Em relação à pandemia, procuramos sempre, à frente da Amvat, buscar a unidade regional para o enfrentamento da doença e a adoção de medidas por todos os municípios para prevenir a disseminação do vírus”, destaca o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan.
Já no mês de julho, a entidade organizou a ida de uma comitiva de prefeitos a Brasília (DF) para buscar recursos para as cidades da região mais atingidas pela pior enchente dos últimos 60 anos. A inundação teve prejuízo estimado em mais de R$ 170 milhões. “Com apoio do gabinete do senador Luiz Carlos Heinze, mobilizamos prefeitos e lideranças na busca de recursos para minimizar os prejuízos da enchente. A Amvat liderou a comitiva, que se reuniu com ministros e representantes do governo federal, o que resultou na liberação de verbas para que diversos municípios, para que possam executar projetos a fim de minimizar os efeitos de futuras inundações”, observa Kaplan.
Para o presidente, estes são exemplos que revelam a importância da entidade, construída ao longo de quase seis décadas pelos prefeitos de toda a região, com o objetivo de buscar um Vale do Taquari melhor para todos. “Como presidente da Amvat, cargo que assumi em junho deste ano, é um orgulho poder estar ao lado destes 35 prefeitos e prefeitas, que têm a missão de conduzir os rumos de seus municípios, e trabalhar ao lado deles e da diretoria por nossa população”, enfatiza Kaplan.

Defesa de interesses regionais

A Amvat é a representação política dos prefeitos dos 36 municípios do Vale do Taquari. Neste sentido, tem uma importância muito grande na defesa dos interesses locais e regionais, visando sempre o desenvolvimento econômico e social das comunidades.  É nos municípios que a vida acontece e a responsabilidade dos gestores é muito grande, pois nem sempre os governos, tanto em nível federal quanto estadual, proporcionam as condições necessárias para que as prefeituras possam atender todas as demandas.  Aí entram entidades como a Amvat, em nível regional, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em nível estadual e federal, que atuam de forma conjunta reivindicando e buscando melhores condições para que os gestores municipais possam atender suas comunidades.

Histórico

Fundada em 4 de novembro de 1961, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) teve sua assembleia de fundação realizada na Câmara de Vereadores de Encantado, quando os prefeitos aprovaram o primeiro estatuto e elegeram como presidente o prefeito daquele município, Francisco Borsatto Filho. Uma das primeiras demandas foi uma proposição no sentido de “padronização dos impostos municipais”.
Até o ano 2000, administração da entidade era feita na cidade do prefeito que a presidia. Em 2001, a sede administrativa foi transferida para as dependências da Univates. Desde 2010, tem sua sede em Estrela, em prédio cedido pelo município. Ao longo dos anos, a associação teve papel importante na defesa dos interesses do Vale. Em 2009, por exemplo, a partir de mobilização iniciada na entidade, foram garantidos recursos para a duplicação da BR-386, trecho de 33 quilômetros entre Tabaí e Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: