Jornal Nova Geração

ESTRELA

Em uma semana, aumenta 26% o número de casos de dengue

Chuvas dos últimos dias preocupa Secretaria da Saúde.Água parada pode tornar os locais propícios para a proliferação do mosquito aedes aegypti

Foto: Karine Pinheiro

Cresceu 26% o número de casos de dengue em Estrela. Na quarta-feira, 27, o município registrava 251 casos e na quinta, 5, chegou a 339.

Os bairros das Indústrias e Boa União seguem como os mais infestados pelo aedes aegypti. As chuvas desta semana preocupam a Secretaria de Saúde, pois a água acumulada em caixas d’agua e pneus, por exemplo, podem ser locais propícios para a proliferação do mosquito.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carmen Hentschke, os primeiros casos começaram a ser registrados no município no dia 10 de março. A partir daí, se tem observado nas visitas em residências em que há casos positivados e suspeitos, que todo o quarteirão tem foco do mosquito. Até o momento, já foram coletadas 156 amostras de larvas, sem resultado ainda.

Segundo Carmen, a melhor maneira de não deixar que o aedes aegypti se prolifere, é deixar os ambientes limpos. “Importante conferir regulamente o pátio, pelo menos uma vez na semana, e descartar a água parada. Se tiver balde ou prato, guardar em local seco. O pote de ração deve ser limpo porque pode ter ovos ali. É necessário vedar entradas e colocar cloro na caixa d’água e piscinas. É um mosquito de hábitos domiciliares, então a atenção precisa ser redobrada”, afirma.

A coordenadora ressalta que o município dispõe de coleta seletiva em todos os bairros para o descarte de resíduos sólidos. “A prefeitura recolhe conforme cronograma estabelecido. Os grandes criadouros estão nos pátios, então é preciso ver os materiais que possam acumular água e descartar de forma correta”, frisa.

Casos de dengue nos municípios

Município Casos em 27 de abril Casos em 4 de maio
Estrela 251 323
Bom Retiro do Sul 14 16
Colinas 165 179
Imigrante 2 2
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: