Jornal Nova Geração

ESTRELA

Entidade entrega identificação para pessoas do espectro autista

Organizações da região se reuniram para solenidade que valorizou público com o transtorno. Vale do Taquari tem 361 pessoas com autismo cadastradas em sistema do estado

Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Um evento na noite dessa quinta-feira, 22, marcou a entrega simbólica dos cartões de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A solenidade ocorreu na câmara de vereadores de Estrela e contou com participação de representantes de todo o Vale do Taquari. A atividade também foi alusiva ao Dia do Orgulho Autista, celebrado no domingo, 18.

A ONG Cristal Azul – Associação Pró-Autismo de Estrela promoveu o encontro. Também foram entregues cordões alusivos aos 50 anos da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado no Rio Grande do Sul (Faders), com desenhos de quebra-cabeças, símbolo do TEA.

A presidente da Cristal Azul, Nedilaine da Silva Malvessi, falou sobre a importância de unir forças entre as entidades da região. “Sabemos que não adianta querer tudo de uma vez, não podemos desistir. O que um consegue em uma das cidades, a outra ONG se engaja junto. Assim cada vez ficamos mais unidos para falar tudo sobre o transtorno do especto autista na sociedade.”

A entrega foi conduzida pelo presidente da Faders, Marquinho Lang, que abordou os desafios das famílias que tem pessoas com o TEA, sobretudo no aspecto econômico. “Temos uma pesquisa onde 84% das famílias que tem uma pessoa com autismo, possuem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Então sabemos o quanto é importante essa união, tanto das entidades como da sociedade e do poder público.”

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é entregue para a pessoa diagnosticada com o transtorno, mediante cadastro junto à Faders. No Rio Grande do Sul, são 13.490 carteiras emitidas, enquanto no Vale do Taquari são 361 pessoas registradas no sistema.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: