Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Envelhecimento saudável

"Existem algumas complicações que amedrontam as pessoas nesta época da vida [...] Hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer são exemplos”

Algumas pessoas pensam que envelhecer significa que está chegando um período difícil na sua vida.

Entretanto, para muitos outros, o envelhecimento é sinônimo de plenitude. Plenitude mental e espiritual. E, mesmo que por muitas vezes, o corpo reclame com algumas dores e dificuldades, eles dizem que não trocam o hoje, pelo passado… Com certeza que, além da maturidade conquistada, ver a família unida, ter uma situação financeira estável e equilibrada, ver os filhos e netos crescendo felizes e com saúde, são ingredientes fundamentais para que esse período da vida seja a “Melhor Idade” .

Existem algumas complicações que amedrontam as pessoas nesta época da vida. Começo exemplificando as coenças crônicas, responsáveis por 60% das mortes no Brasil. Essas doenças atingem 75% dos idosos e, com isso, é um sério problema de saúde pública.

Hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer são exemplos dessas doenças.

As doenças crônicas sempre aparecem por algum motivo, portanto, temos que ficar bem atentos a vários fatores. Um deles é a nossa genética, que pode nos mostrar através dos nossos familiares, se temos predisposição à alguma doença.

Um fator negativo para a longevidade é possuir uma alimentação excessivamente calórica, rica em pães, massas e gorduras. Isso prejudica o sistema cardiovascular e a pessoa passa a ter muita chance de desenvolver diabetes.

Outro detalhe muito importante é a prática de atividade física regular. Nosso corpo não foi feito para ficar parado!

O fumo, álcool, drogas, poluição e muito stress podem baixar a imunidade e trazer doenças.

Existe, também, o fator hormonal, que deve ser avaliada junto com a quantidade de vitaminas e minerais no organismo. Hoje em dia, a gente sabe o quanto é importante estar com os níveis de vitaminas adequados.

Outro lado muito importante são os sentimentos. E não falo só de Amor… falo da importância de se relacionar bem com as outras pessoas, frequentar turmas de amigos e conversar com os vizinhos, por exemplo.

Tem um artigo que relaciona a sociabilidade com a longevidade e mostra que uma companhia estimula atitudes positivas e faz viver mais : “Uma pessoa idosa casada, que tenha problemas cardíacos vive quatro anos a mais, em média, do que um velhinho saudável solteiro” diz o estudo. Em outro estudo, fala da importância do otimismo, foi observado que as idosas com mais esperança eram aquelas que tinham menos problemas cardíacos.

Outra dica são os exercícios para o cérebro, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, de cartas e todo trabalho manual que exija concentração, ajudam a prevenir em 30% o aparecimento do Mal de Alzheimer.

Espero que com essas dicas, você e seus amigos e familiares tenham uma vida longa com alegrias mil!!!!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: