Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Equilíbrio e diversificação

"[...] sem equilíbrio não existe diversificação e sem diversificação não existe equilíbrio”

No mundo dos investimentos se fala muito em diversificação. Mas poucos sabem o que significa isso, ou melhor, como aplicar a diversificação de ativos da melhor forma.

Sendo este o ponto principal da matéria deste mês, é importante entender que diversificar traz a ideia de variar. Assim, podemos compreender que diversificar seus investimentos envolve o simples fato de não deixar todos os seus recursos em um único tipo de ativo. E sabendo disso, é compreensível que o próximo questionamento seja, como colocar em prática…

E é neste momento que o equilíbrio entra em jogo. Justamente porque sem equilíbrio não existe diversificação e sem diversificação não existe equilíbrio. Sentença que pode muito bem ser explicada por meio de um mero exemplo. Imagine se todos seus ativos de investimentos estão atrelados a um indicador que está passando por uma grave baixa, você está deixando de ganhar rendimentos, ou pior, perdendo o que tanto suou para conseguir.

Para evitar este tipo de situação é possível seguir algumas medidas. Porém, antes de tomar qualquer decisão é importante saber e conhecer em qual perfil de investidor você se enquadra. Hoje existem 3 tipos de perfis: (I) o Conservador, pessoa que opta por um investimento seguro e confortável, sem grandes oscilações de mercado, e que está disposta a não ter rendimentos altos; (II) o Moderado, que opta por investir uma parte de seu patrimônio, em ativos que trazem segurança e liquidez e outra parte em ativos que podem trazer um rendimento melhor, mesmo que correndo um risco maior; e por fim (III) o Arrojado, que busca ativos com base em tempo e rendimento, ou seja, este está disposto a investir em ativos por um longo prazo ou com um risco um pouco maior. E o melhor é que um teste como esse é facilmente encontrado na internet ou até mesmo na sua Instituição Financeira.

Certo, mas o que esta “Análise de Perfil” pode dizer sobre a forma como tu deve investir? Tudo, pois é em cima do resultado deste teste que tu poderá traçar e criar um planejamento para os teus investimentos, colocando na ponta do lápis informações como onde tu irá investir, por quanto tempo, para qual objetivo e principalmente qual valor que tu irá investir.

E sabendo isso, é possível ter controle sobre os seus ativos e rendimentos. Pois colocando, não apenas seu perfil de investidor, mas também todo planejamento de investimentos em ação, você estará diversificando e mantendo um equilíbrio.

Mas antes de realizar qualquer tipo de investimento, saiba também por qual motivo se está adquirindo o ativo e sempre o faça com confiança. Tenha entendimento do que você quer realizar e em qual prazo, tire os sonhos e objetivos do papel e deixe, simplesmente, que o seu dinheiro trabalhe para você!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: