Jornal Nova Geração

ESTRELA

Escola Pedro Jorge Schmidt ganha laboratório multidisciplinar

Espaço conta com equipamentos de ponta e biodigestor. Objetivo é impulsionar educação ambiental e unir teoria e prática

“Um espaço erguido com muitas mãos”. Essa é a definição dos envolvidos na construção do Laboratório Multidisciplinar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, localizada na Linha Delfina.

A sala projetada para todas as áreas de conhecimento conta com equipamentos e materiais para trabalhar diversas disciplinas, biodigestor e espaço amplo. O sonho almejado por muitas gestões, com o objetivo de estimular e potencializar o desenvolvimento de todos os alunos, tomou forma com o apoio da comunidade, Associação de Pais e Funcionários (APF), iniciativa pública e privada.

Para a diretora da escola, Carla Renner, o aprendizado ocorre a todo momento. Entretanto, ter uma sala que possibilite um conhecimento expandido, para praticar e vivenciar, torna o aprendizado significativo. Ela ressalta que esses investimentos na educação deixam um legado importante e possibilitam uma melhor perspectiva educacional.

“Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto, se torna realidade. Essa sala foi construída com muitas mãos, é algo significativo para todos nós. Estamos realizando um sonho que existe há muito tempo”, celebra.

A professora de ciências, Cristine Madke, destaca a possibilidade de trabalhar a matéria de forma concreta, visto que em ambiente adequado é permitido testar, demonstrar e tornar o aprendizado significativo. “O objetivo deste laboratório é explorar, experimentar e vivenciar, unindo a teoria com a prática”, destaca.

Educação ambiental

O investimento total da obra foi de quase R$ 150 mil. As empresas Folhito, NWasem e Viveiro João Pedro Schmidt colaboraram com insumos para equipar o laboratório e com o mobiliário. Para o diretor da Folhito, Rodolfo Lanius, a criação da sala vai ao encontro das diretrizes da empresa. De acordo com ele, é importante que as crianças saibam desde pequenas para onde vão os resíduos que elas produzem.

A empresa instalou o biodigestor para que elas tenham a experiência de ver os resíduos se tornarem biogás. “Meio ambiente é o que vivemos diariamente. Sabemos, como cidadãos, a importância de investir em uma sala multidisciplinar e na educação. O laboratório construído no interior de Estrela é motivo de orgulho e vai ser exemplo para o RS”, destaca o diretor.

Para a proprietária da Nwasem Tratamento de Resíduos, Ivana Wasem, colaborar com essa iniciativa é impulsionar a educação ambiental. Ela salienta que a sala foi pensada de forma a impulsionar o resultado nesse segmento e que isso vai gerar ótimos resultados. “A ciência é multidisciplinar. A educação ambiental é multidisciplinar. Essa sala vai servir de exemplo para outras estruturas”, comemora.

Força comunitária

O presidente da APF e vereador Márcio Mallmann exaltou a contrução do espaço, visto que é algo que a comunidade reivindicava há muito tempo.

De acordo com ele, as pessoas se juntaram de forma voluntária para colaborar com a criação da sala. “Isso é o que me dá esperança em um futuro melhor. Empresas, APF e poder público colaborando. Isso simboliza o modelo de sociedade em que eu acredito”, afirma.

A inauguração oficial do Laboratória Multidisciplinar da Emef Pedro Jorge Schmidt ocorreu neste sábado, 7, às 10h, nas dependências da escola.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: