Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Escolinhas esportivas contam com mais de 240 participantes

O futsal é a modalidade mais procurada. São 200 participantes, desde jovens nascidos em 2007 até crianças nascidas em 2018

Foto: divulgação

As escolinhas esportivas de Fazenda Vilanova estão a todo vapor em 2024. Desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Esportes, as mesmas contam com a participação de mais de 240 crianças e adolescentes que, semanalmente, realizam seus treinos sob orientação de profissionais de Educação Física qualificados e que, além das técnicas de cada modalidade, aprendem valores que contribuirão na formação dos futuros cidadãos.

O número de inscritos evidencia os investimentos feitos nos últimos anos pela Prefeitura de Fazenda Vilanova na reestruturação do Departamento Municipal de Esportes, bem como na qualificação e organização dos espaços esportivos, tanto no Centro quando no interior. Atualmente, o departamento é coordenado pelos professores de Educação Física João Brandão e Leandro Azevedo.

O futsal é a modalidade mais procurada. São 200 participantes, desde jovens nascidos em 2007 até crianças nascidas em 2018. Destaque para a categoria Sub-17, que disputará este ano, pela primeira vez, a Liga Gaúcha de Futsal. Os treinos ocorrem no Ginásio Municipal Água Azul, no Centro; no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Turno Integral Santana, na localidade de Santana; e ginásio da EMEFTI José Victor Mairesse, na localidade de Matutu.

Já o voleibol conta com 20 participantes. A modalidade é oferecida às crianças a partir de 12 anos, com treinos semanais no Ginásio Municipal Águia Azul, no Centro. O atletismo, da mesma forma, conta com 20 participantes, sendo que a modalidade é fruto de parceria entre a Prefeitura de Fazenda Vilanova e a Equipe Santiago Running, de Bom Retiro do Sul, onde os participantes inclusive participam de eventos de grande porte, como o Circuito dos Vales.

Os professores Leandro Azevedo e João Brandão ministram as três modalidades, com treinos estendidos e amplos horários ao longo de toda a semana. E, para melhor desempenho dos participantes nos treinos, o Município adquiriu diversos materiais novos, como quadros táticos, bolas para diversas categorias, cones, entre outros.

Cabe ressaltar que as escolinhas não têm seleção por habilidade, ou seja, não têm finalidade competitiva, por serem projetos sociais. Já os alunos que têm o objetivo de se desenvolver profissionalmente no esporte, é feita a indicação para outras escolinhas, como a Juventus, de Teutônia; Associação de Futebol Amigos da Bola (Afab), de Bom Retiro do Sul; Acessus Grêmio e Alaf, ambas em Lajeado.

O professor João Brandão coloca que o trabalho executado pelo Departamento de Esportes tem sido de suma importância no município. “Estamos tendo uma ótima adesão das crianças e adolescentes. Isso é gratificante e nos estimula a seguimos a nossa filosofia de trabalho, que é pedagógica e está voltada para a educação, o respeito e a inclusão. E isso é possível graças à confiança do Executivo e das famílias em nosso trabalho”, afirma.

O professor Leandro Azevedo destaca a boa adesão de alunos às atividades esportivas. “Cada modalidade esportiva tem seus adeptos. Por isso, investimos na ampliação das modalidades esportivas e também na qualificação do Departamento de Esportes. Afinal, ver estes jovens praticando atividades sadias não tem preço. Esporte é saúde, é qualidade de vida, é moldar as crianças e as adolescentes para serem cidadãos comprometidos com futuro”, salienta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: