Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Escritor Francisco Reckziegel Assis Sampaio

Natural de Linha Terezinha, Sampaio, Venâncio Aires, nascido em 21 de dezembro de 1929. Morreu em 7 de julho de 2008. Patrono da Biblioteca Pública de Estrela

Natural de Linha Terezinha, Sampaio, Venâncio Aires, nascido em 21 de dezembro de 1929. Morreu em 7 de julho de 2008. Patrono da Biblioteca Pública de Estrela.

Em 1997 publicou o livro “NAS BARRANCAS”, uma seleção de crônicas do Jornal Nova Geração, com apresentação do jornalista Alexandre Garcia.
Ainda em 1999, edição do livro “DIVAGAÇÕES E REMINISCÊNCIAS”, crônicas do Jornal Nova Geração, com prefácio do escritor Lothar Hessel.
Em 2001, edição do livro “RECORTES DO JORNAL”, crônicas do Jornal Informativo do Vale, com prefácio do jornalista Osvaldo Carlos Van Leeuwen.

Talvez quem melhor tenha definido a importância da obra de Assis Sampaio foi Alexandre Garcia no prefácio do livro “NAS BARRANCAS” quando escreveu: “Porque a cidade tem alma, sim. E cronistas como Assis Sampaio, são uma espécie de médiuns, que invocam espíritos das cidades. A alma de Estrela baixou neste livro”.

Comerciante Theobaldo Bücker

Theobaldo Bücker, empresário comercial e candidato a vereador de Estrela pela Frente Única, nas eleições de 1935. Possuía casa comercial na Linha Santo Antônio. Nasceu em Estrela no dia 7 de novembro de 1907. Morreu em 1996. Foi licenciado pelo Posto de Higiene de Estrela para prestar socorros farmacêuticos em 4 de julho de 1942.

Dentista Ruben Bünecker

O dentista Ruben Bünecker, nasceu em Arroio do Meio em 19 de abril de 1938. Formado pela Faculdade Estadual de Ponta Grossa em 19 de dezembro de 1964. Carteira do Conselho Regional de Odontologia nº 2023. Possuía seu consultório em Arroio da Seca (atual município de Imigrante). Há registro também de um consultório na Rua Fernando Abott nº 582 – Centro de Estrela.

Objetos históricos da Câmara de Vereadores no Memorial de Estrela

O acervo do Memorial de Estrela teve um acréscimo importante com o recebimento de objetos históricos da Câmara de Vereadores de Estrela.
O ato de doação ocorreu no hall de entrada do legislativo, quando o presidente Felipe Schossler, acompanhado de outros legisladores, entregou os itens para o pesquisador Airton Engster dos Santos – curador do espaço de cultura e história.

Folder da Paróquia Santo Antônio de Estrela

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer – SETCEL, em parceria com a Paróquia Santo Antônio, produziu um folder para destacar a história do Santuário, localizado no Centro do município. O material impresso foi entregue ao Padre Gabriel Zucki Bagatini e ao coordenador da Paróquia, Josselito Brandão, que será distribuído aos fiéis, visitantes e pesquisadores interessados na história do nosso município.

Os dados históricos, descritos em linha do tempo, foram obtidos através de pesquisas do professor Leônidas Erthal e Airton Engster dos Santos, que assina também os registros fotográficos do documento, os quais revelam o templo em seus diversos aspectos. A revisão de conteúdo ficou a cargo do professor Everton Gregory. A coordenação dos trabalhos foi do secretário e professor Joel Barcelos Mallmann.

Foi utilizada ainda uma foto antiga do Santuário, do acervo do Memorial de Estrela. O Padre Gabriel contribui com o artigo principal na contracapa enfatizando os 150 Anos da Paróquia Santo Antônio em Estrela – 1873-2023.

Vereador Pedro Eugênio Horn

Em 04 de dezembro de 1972, sob a presidência do Dr. Günther Radke, Juiz Eleitoral da 21ª Zona, o Sr. Pedro Eugênio Horn, foi diplomado “vereador reeleito” com 709 votos no município de Estrela, em eleição realizada no dia 15 de novembro do mesmo ano, para mandato 1973/1976. Já havia exercido a vereança entre 1963-1968.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: