Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Estão mentindo para você há vários anos

"Realmente existia uma época na qual a poupança era um bom investimento, mas essa época ficou lá no passado”

Aposto que mais de 90% das pessoas que estão lendo essa coluna acreditam que a poupança é o “investimento” mais seguro do país, mas não é. Tenho que fazer jus aqui ao nosso sistema financeiro, os bancos brasileiros estão entre os mais eficientes do mundo, dão lucros exorbitantes e dificilmente um banco do exterior consegue performar tão bem quanto os nossos.

Isso se deve sim a sermos um povo muito conservador, mas também se deve a sermos um povo o qual não é ensinado a investir, não é ensinado a controlar seus gastos e cresce ouvindo que o local mais seguro para deixar seu dinheiro é no banco. É isso que os bancos querem, obviamente.

E não estou dizendo aqui que os bancos são horríveis, longe disso, são um excelente meio para potencializarmos nossos negócios e são essenciais para o bem funcionamento do mercado. Mas temos que expandir nossa mente. Realmente existia uma época na qual a poupança era um bom investimento, mas essa época ficou lá no passado. Hoje, não podemos chamar ela de investimento.

Como falei na coluna passada, hoje daremos o pontapé inicial nos investimentos, e vamos falar do investimento mais seguro do país, o tesouro direto.

O tesouro direto são títulos que o governo federal emite, e a partir daí vai remunerar o investidor com alguma taxa, essa podendo ser a Selic, pode ser uma taxa prefixada ou uma taxa atrelada ao IPCA (falei sobre ele na coluna de março).

Primeiro vamos entender a diferença de cada remuneração:

Tesouro Selic: Este é o mais simples, ele vai remunerar o investidor a 100% da Taxa Selic (hoje, em 13.75%), ou seja, você compra cotas do tesouro e você ganha essa remuneração de forma diária, podendo sacar seu capital a qualquer momento. Só a título de comparação, no cenário atual, a poupança está rendendo algo em torno de 7% a.a., praticamente metade do tesouro, e ela rende depois de 30 dias, não de forma diária.

Tesouro prefixado: É quando você já sabe quanto vai ganhar no ato da compra do título. Por exemplo, tesouro prefixado 2026 com rentabilidade de 15%, quer dizer que até o vencimento do mesmo (2026), você vai ganhar 15% a.a., independente do que aconteça com a economia.

Tesouro IPCA+: É atrelado a nossa inflação mais uma porcentagem de ganho. Por exemplo, Tesouro IPCA+ 2030 com rentabilidade IPCA + 6%, quer dizer que até o ano de 2030 você vai ganhar anualmente a inflação + 6%, independente de cenário econômico.

Mas muito cuidado aqui. Os títulos pré e pós fixados (IPCA) você deve levar até o vencimento (tem algo chamado marcação ao mercado que quem quiser se aprofundar pode me procurar nas redes). O único título que você pode tirar o dinheiro a hora que quiser, sem perdas é o Tesouro Selic.

E este sim, é o investimento mais seguro do país, e rende bem mais que a poupança. Essa é a primeira alternativa para você parar de perder dinheiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: