Jornal Nova Geração

SEMANA FARROUPILHA

Estrela celebra tradições gaúchas

Evento, que iniciou terça-feira, 14, segue até o dia 20 com apresentações culturais, oficinas, shows e desfile farroupilha 

Valorizar a história e as tradições gaúchas. Com esses propósitos iniciou, na terça-feira, 14, a 3ª Semana Farroupilha de Estrela. A programação, que conta com apresentações culturais, oficinas de dança e shows, segue até segunda-feira, dia 20, no Parque Princesa do Vale. O evento é promovido pela Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela, em parceria com os CTGs Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande.

Conforme o patrão do CTG Raça Gaudéria, Michel Jacoby, esta é a semana mais esperada por todos os gaúchos, que vivem a tradição 365 dias por ano. “Neste momento de retomada optamos por reduzir a programação dentro da entidade. Participamos da Chegada da Chama Crioula, na terça, e no dia 20 de setembro faremos um desfile pela cidade”, explica.

Destinada para a comunidade, é obrigatório o uso de máscara para todos que acessarem o local nos dias de evento. Totens de álcool gel estão disponíveis para manter a higienização das pessoas e do parque. “Estamos tomando os devidos cuidados, como observar o distanciamento, uso de máscara e a venda de cartão para almoço ocorre somente de forma antecipada. Tudo isso para que o público se sinta seguro e bem acolhido”, afirma Jacoby.

Presencial e virtual

A Semana Farroupilha pode ser acompanhada de forma presencial ou virtual pelo Facebook da Secel. Para o patrão do CTG, o novo formato do evento foi bem aceito pelo público. “Esperamos que nos próximos dias de programação tenha mais espectadores, tanto no presencial quanto no virtual. Ver a aceitação das pessoas nos enche de orgulho, pois é um trabalho de um ano todo em prol da cultura”, salienta.

Retomada 

Segundo Jacoby, os CTGs paralisaram suas atividades por quase dois anos. Sem entrada de dinheiro, com apenas saídas de caixa. A retomada dos eventos marca um novo começo para todos. “Além da visibilidade que eventos deste porte trazem para as entidades, o nome de Estrela é levado para todo o estado. O incentivo e a valorização da cultura gaúcha são muito importantes para a gente. Feliz por estarmos retornando.”

De geração para geração

Lincoln Amaro, 31, e Samara Dickel, 30, vivem a tradição o ano todo. Moradores do Distrito de Novo Paraíso, aproveitam as festividades para mostrar ao pequeno Matheus Henrique, de 2 anos, as músicas e o movimento que o tradicionalismo promove. “Sou natural de São Borja, então tenho o gauchismo no sangue. Agora aproveitamos os eventos em família”, destaca.

Samara Dickel e Lincoln Amaro com o filho Matheus (Fotos: Carlos Eduardo Schneider)
Atrações

Dia 17, sexta-feira

19h – Oficina de Danças Fandangueiros

19h30min – Show Clary Costa e Trio

20h30min – Show Antônio Gringo

 

Dia 18, sábado

19h – Oficina de Dança May Way

20h – Show Capitão Faustino e Grupo

 

Dia 19, domingo

15h – Encenação teatral “Mas Bah Tchê, Como é Grande Meu Rio Grande”

17h – Show Joel Silva

19h – Show Madison Motta

20h – Show Grupo Luz de Candieiro

 

Dia 20, feriado

18h – Oficina Escola do Chimarrão

18h30min – Apresentação da Invernada do CTG Raça Gaudéria

19h – Show Tchê Garotos

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: