Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Estrela cria programa de alimentação saudável nas escolas

Alunos das redes municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam de oficinas de degustação de frutas e verduras. Meta é inserir alimentos no cotidiano familiar por meio das crianças

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu início a uma “experiência gastronômica” com os alunos da rede municipal de ensino. A Cozinha Central, de onde saem todos os alimentos consumidos nas creches e escolas, está percorrendo as instituições e ensinando que uma alimentação saudável pode ser igualmente prazerosa e que a comida também pode ser divertida. Atividade teve início nessa segunda-feira, 6.

A nutricionista Ana Paula Freitas é quem coordena a atividade. De acordo com ela, na maioria das vezes, as crianças não experimentam as frutas e verduras, por falta até de um incentivo adulto. “A ideia é que a gente percorra todas as escolas, levando este consumo de uma forma divertida, para incentivar a alimentação saudável nas crianças”, conta. A nutricionista Kátia Barbieri Becker Delwing, que também atua na Cozinha Central, auxilia no programa.

O encontro realizado nessa segunda ocorreu na Escola de Educação Infantil (Emei) Estrelinha, no Bairro dos Estados. “Foi uma festa. Quando a gente cria o estímulo, as crianças consomem os alimentos certos”, revela Ana Paula. A nutricionista diz que além de ir no ambiente escolar conversar com os baixinhos, o município elabora um parecer de cada aluno, sobre a atividade que foi aplicada com a turma, que são remetidos às famílias. “Encaminhamos também um documento com as orientações, para que cada família possa aplicar em casa o consumo de alimentos mais saudáveis”, destaca.

Para a atividade ficar ainda mais interessante para os alunos das turmas maiores, Ana Paula prepara uma surpresa. “Vamos fazer a dinâmica de adivinhação dos alimentos. Vendadas, as crianças vão precisar utilizar o tato e o paladar para identificar o que estão consumido”, resume.

A secretária municipal de Educação (Smed), Elisângela Mendes, reforça a importância da atividade. Segundo ela, além dos pequeninos da Educação Infantil, todos os alunos da rede municipal, matriculados até o quarto, ano receberão a oficina das frutas e verduras na escola. “Uma alimentação saudável é parte fundamental do desenvolvimento e até mesmo do aprendizado. Oportunizar este acesso é cumprir o papel de educadores também na hora da merenda e nos momentos de alimentação, seja ela na escola ou no ambiente familiar”, pontua.

Estudo sobre obesidade

A Educação realiza também um estudo para quantificar o índice de obesidade infantil. Segundo a pasta, está em fase final de levantamento a pesquisa que avalia pesos e medidas dos alunos da rede municipal. “Esta pesquisa já está em andamento. A ação de criação do projeto de alimentação saudável nas escolas é parte de uma ação combinada com o estudo”, explica nutricionista Ana Paula Freitas.

Assim que tabuladas as avaliações, a pasta da Educação deverá utilizar as informações coletadas junto aos alunos para traçar estratégias e incentivar a alimentação e as práticas saudáveis dentro das salas de aula do município.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: