Jornal Nova Geração

Estiagem

Estrela decreta Situação de Emergência devido à falta de chuva

Milho é a cultura que mais sofre os impactos da seca e soja depende da chuva dos próximos dias. Setor leiteiro também será impactado

Levantamento realizado pela Secretaria da Agricultura de Estrela em parceria com a Emater apontou que estiagem já causou R$ 26 milhões de prejuízo na produção rural do município. A informação foi confirmada por Douglas Sulzbach, nome à frente da pasta, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira (29).

De acordo com Sulzbach, desde o final de setembro não houveram chuvas significativas na região. No máximo 20mm. E as previsões não são favoráveis. A tendência é que a situação se agrave. Diante do quadro, o município decretou Situação de Emergência para facilitar o acesso aos programas e recursos para auxílio aos produtores.

“A cultura da soja recém iniciou o plantio e já teve 26.5% de perda. Na cidade, cerca de 1.5 mil famílias produtoras de soja, mas ativas são 1.100. Além disso, já registramos prejuízo de mais de 50% de milho grão e silagem”, explicou.

Hoje, o Vale do Taquari tem quase de R$ 200 milhões de prejuízos devido à estiagem. Cinco municípios decretaram situação de emergência.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: