Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Estrela e Teutônia somam 25% dos empregos gerados no Vale em abril

Análise contempla seis municípios da região e indica que os setores com maior influência no resultado são indústria e serviços, com quase 80% dos novos postos. Todos os meses de 2023 tiveram saldo positivo na geração de vagas de trabalho

Todos os cinco setores listados pelo Caged tiveram saldo positivo.

Duas das principais economias da região mantêm o crescimento na abertura de novas vagas de trabalho em 2023. Pelo quarto mês consecutivo, Estrela e Teutônia ficam com saldo positivo entre as admissões e demissões. Indústria e serviços puxam a alta nos números destes municípios. No restante da microrregião o destaque fica para Fazenda Vilanova, que teve o maior saldo desde fevereiro do ano passado.

Os dados estão no relatório referente ao mês de abril do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quarta-feira passada, 31. O levantamento considera os seis municípios de circulação do Jornal Nova Geração: Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante e Teutônia.

O grupo com estas cidades tem um saldo de 179 novas vagas em abril. Nos quatro primeiros meses do ano são 737 postos de trabalho criados – na região foram 2.270 vagas a mais. Ao todo, ao longo de 2023, são 5.826 admissões e 5.089 desligamentos, enquanto o estoque de empregos é de 27.528.

Recorte mensal

Na análise individual dos municípios ao longo de abril, Teutônia e Estrela tomam a frente, com 87 e 73 empregos criados, respectivamente. A soma de 160 vagas representa 25,3% dos 631 postos de trabalho criados no Vale do Taquari no mês. Ao considerar os outros quatro municípios, o número de empregos sobe para 179.

Fazenda Vilanova teve o melhor desempenho desde fevereiro de 2022, com 25 novos postos de trabalho. Por outro lado, Colinas foi o único município que teve saldo negativo, com 14 vagas fechadas.
Os segmentos com o maior número de empregos criados em abril foram serviços, com 85, e indústria, com 58 vagas. Os outros três setores analisados – agropecuária, comércio e construção – também tiveram saldos positivos.

Perfil do trabalhador

A maior parte dos admitidos possui ensino médio completo, tem entre 25 e 29 anos, e foram contratados para trabalhar na produção de bens e serviços industriais. Um dado que chama a atenção é que Estrela criou 27 novas vagas para pessoas de 50 a 64 anos – destas, 18 foram para motoristas de veículos de carga, o equivalente a 24,6% do total no município.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: