Jornal Nova Geração

“Estrela é uma cidade diferenciada”

ESTRELA – Nascido no interior de Estrela, em Linha Wink, e criado na comunidade, o prefeito Elmar Schneider visualizou diversas mudanças no município. Nestes 145 anos, destaca que Estrela é uma cidade diferenciada e salienta ações que pretende colocar em prática nos próximos anos de governo.

“Estrela me deu a oportunidade, em 1982, de ser vereador. Presidi Grêmio Estudantil, Umese, vivi a juventude de Estrela. Sou da época do Eugênio Noll, lembro quando o Günther Wagner comprou o bar da rodoviária. Acompanhei muita coisa e houve, ao longo destes anos, uma grande transformação. Se olharmos as dificuldades que as pessoas tinham 50 anos atrás, hoje elas quase inexistem. Por exemplo, para chegar até a capital do Estado levava uma semana, hoje, leva 1h30min. Por isso, não vejo futuro em lugar nenhum sem infraestrutura.”

“Estrela vive com a alma e o coração, é uma cidade que se une, que tem uma solidariedade que não se encontra em qualquer lugar, isso é uma particularidade daqui. O que queremos deixar, eu e o João, é essa marca de avanço, sempre construindo para “mais” e com a cidade, vivendo em harmonia com a comunidade, com a Câmara, sem que ninguém “se ache”. Não é “eu”, somos nós. Precisamos reconhecer o que foi feito nestes 145 anos e olhar em frente.” Elmar Schneider, prefeito de Estrela

Santos Dumont em Estrela

Em pouco mais de cinco meses de governo, Schneider busca avanços que podem consolidar Estrela como uma referência regional em transportes. Na segunda-feira, dia 24, ele estará em Brasília, buscando a viabilização de um aeroporto, diante da ampliação da pista do Aeródromo na São José (foto). “Estrela pode ser a sede que vai oportunizar e liderar um aeroporto, que será referência regional.”

Na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), buscará a ampliação da pista para mil metros. “Estou de olho no empreendedor, naquele que quer vir e não tem tempo para se deslocar de carro. Futuramente, ela pode chegar a 1.250 metros, do tamanho do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.”

Atenção para a agricultura

Schneider reforça a necessidade de investimentos nas estradas e um cuidado maior com o Agro. “O nosso governo terá uma atenção muito especial ao setor da agricultura e vamos protegê-lo, incentivando e caminhando com o agricultor. Hoje, por exemplo, temos a notícia de que somos um grande exportador de soja, só que o trabalhador entra no mercado e paga R$ 8 por um óleo de soja. Isso é um equívoco”, comenta.

O prefeito destaca que já esteve reunido com o presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazens (Cesa), que tem silo no Porto de Estrela. “Quando falo em proteger o produtor, é trabalharmos também neste sentido. Já me reuni com a Cesa, pois temos uma ideia para o futuro, para que eles estejam inseridos neste projeto da área do Porto”, adianta.

Viabilidade ecônomica do Porto

Na quinta-feira, dia do aniversário de Estrela, na presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, e demais autoridades, foi assinado o termo de inclusão do Porto no Programa Cresce RS. “Temos que pensar que Estrela precisa crescer inserida dentro da regionalidade. Essa é nossa grande meta de gestão. Com esse projeto, o Porto estará sendo discutido em diversas regiões do Estado”, disse o prefeito.

“Nosso presente (da Assembleia Legislativa) para Estrela é a inclusão do Porto no Cresce RS, que vai possibilitar maior celeridade de processos, identificação de gargalos e inclusão de recursos para resolução desses problemas”, enfatizou Souza.

Schenider também falou sobre a ida a Brasília. “Mais um motivo da minha ida é sobre a dragagem anunciada pelo ministro Tarcísio de Freitas, pois preciso ver isso concretizado, é o que vai viabilizar economicamente um futuro Porto, pois o empresário só irá investir se puder ter retorno.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: