Jornal Nova Geração

SOBRE QUATRO RODAS

Estrela inaugura nesta sexta-feira ponto de apoio aos trailistas

Área de estacionamento do Parque Municipal da Lagoa foi preparado para receber campistas, motorhomes, campers e trailers. Encontro reúne 40 trailistas até a próxima terça, 21

(Foto: Andreas Hamster/Secel)

Um ponto de apoio aos trailistas, instalado junto ao Parque Municipal da Lagoa, será inaugurado nesta sexta-feira, 17, pelo Governo de Estrela por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A área  receberá R$ 142 mil em investimentos de infraestrutura, iluminação e adaptação. Este é o segundo ponto de apoio do Rio Grande do Sul para a prática do campismo. O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, participa do evento, a partir das 14h30min.

A secretária especial de Cultura, Esporte e Lazer Carine Schwingel explica que o espaço dedicado ao campismo funciona como estacionamento em dias normais. No entanto, em eventos com motorhomes, campers, trailistas, motociclistas e ciclistas, servirá como ponto de apoio. “Terá toda infraestrutura como energia, água, sanitários e vestiários, assim como à segurança, que foi desenvolvida para tornar melhor a experiência do visitante, em eventos desta natureza”, justifica.

Carine revela que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana trabalha para adaptar a área à prática do campismo. “É mais um empreendimento que coloca Estrela na rota do turismo do Rio Grande do Sul. O público que participa deste movimento turístico gera retorno econômico para os municípios onde existem estes pontos. Na mesma medida, eventos assim contribuem para a divulgação do município, para a atração de novos turistas.”

Conforme a titular da Secel, no momento pós-pandemia, o turismo de contato com a natureza, as atividades individuais e os roteiros de curtas distâncias crescem em número de adeptos e consolidam-se como uma opção que reúne lazer e turismo.

Estrela é o segundo município a ter um ponto de apoio aos campistas, reconhecido pelos praticantes deste tipo de turismo. O município de Tupandi, na região serrana do Estado, foi o primeiro a ter uma área semelhante a que foi instalada no Parque Municipal da Lagoa. “Estrela é o primeiro do Vale do Taquari a implantar um espaço exclusivo, seguindo um programa Estadual de incentivo à prática, somando às iniciativas apoiadas pelo secretário Ronaldo Santini”, complementa Carine.

Parque recebe primeira edição da Trailerfest

Para inaugurar o espaço, Estrela recebe desde a tarde desta quinta-feira, 17, 45 veículos recreativos, para a realização da 1ª Trailerfest. “São turistas que estão vindo de diversas regiões do estado. Eles deverão permanecer no parque até terça”, explica a titular da pasta.

A programação de atividades da 1ª Trailerfest de Estrela é paralelo com as da Semana Farroupilha. Além do cronograma do Parque Princesa do Vale, haverão passeios guiados pelo Rio Taquari, campeonato de Pênaltis e eventos com empreendedores do município. A programação encerra na terça-feira, dia 21.

Pessoas já começam a chegar no Parque Municipal da Lagoa (Foto: Divulgação)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: