Jornal Nova Geração

Estrela investe no potencial turístico do Parque da Lagoa

Inauguração da rampa de acesso foi inaugurada no sábado, dia 24 (Foto: Frederico Sehn)

Conhecido como “Buraco dos Cachorros”, devido ao fato de anos atrás o local ser abandonado e onde muitos cães se abrigavam, o Parque da Lagoa, às margens do Rio Taquari, na área central da cidade, aos poucos, se tornou ponto de referência esportivo em Estrela. Diversos campeonatos estaduais e nacionais ocorrem no município, que é berço da canoagem no Brasil. Os eventos movimentaram a cidade e pessoas de todo o país visitaram o parque.

Com o tempo, a lagoa foi desassoreada, o que diminuiu seu espaço e a vegetação se tornou maior. Com isso, a comunidade parou de ocupar e a área passou a ser ponto de drogadição, devido à falta de iluminação e câmeras. Tornar o Parque da Lagoa mais atrativo é o foco da Administração Municipal que, desde o início deste ano, trabalha para organizar e embelezar o espaço.

Investimentos

Primeiro, houve limpeza, colocação de brita e investimento na rampa de acesso ao Rio Taquari, que foi inaugurada no sábado, dia 24, com uma “Remada Festiva”, alusiva à retomada da modalidade em Estrela e aos 36 anos da Associação Estrelense de Canoagem (Aeca), completados em junho. Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela, Carine Schwingel, para torná-lo ponto turístico é preciso dotar de infraestrutura. “Queremos que seja um lugar único e diferenciado de confraternização. Um espaço de lazer”, aponta.

O município investiu ainda em câmeras e iluminação, adquiriu 30 bancos que serão instalados no parque, além do pavimento para fazer o calçamento do acesso. O objetivo ainda é realizar a limpeza de toda área ao redor da lagoa, instalar churrasqueiras e criar uma trilha para a população. “Queremos aproveitar a pandemia para fazer essas obras, para que quando a comunidade possa efetivamente utilizar o espaço, ele seja apropriado para isso”, adianta Carine.

Mirante

No projeto ainda tem a criação de um mirante. Além de canoagem, se busca transformar o parque em uma marina para que as pessoas tenham acesso ao rio de forma fácil e gratuita.

Memorial da Imigração e da Cerveja

Estrela tem um complexo esportivo, cultural e de lazer na beira do rio. Conta com o Centro de Atletismo, Parque Princesa do Vale, Parque da Lagoa e Escadaria. São estruturas que possuem várias possibilidades de investimento.

Segundo a secretária da Secel, foram encaminhados projetos ao governo federal para transformar os prédios inutilizados da Polar em complexo de arte, gastronomia e cultura. A ideia é criar um memorial da imigração e da cerveja, com passeio turístico em um túnel que passa embaixo da rua. Além disso, uma pista de caminhada pelo rio deve ser feita para ligar o Parque da Lagoa e a Escadaria.

“Temos a preocupação em ocupar estes espaços de maneira sadia, organizada, planejada e sustentável. Queremos oferecer um acesso ao rio para que, a partir daí, as pessoas entendam a importância da natureza e da preservação”, pontua.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: