Jornal Nova Geração

DESENVOLVIMENTO

Estrela participa do primeiro encontro do Cresce RS em 2022

Município busca potencialização dos modais logísticos, turísticos e econômicos por meio das áreas portuária, ferroviária e do aeródromo locais

O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi sede, nesta quarta-feira, 6, da primeira reunião de 2022 do programa Cresce RS. O programa é uma iniciativa desenvolvida pela casa legislativa para monitorar projetos considerados estratégicos para o Rio Grande do Sul. E tem como objetivo indicar ações que ajudem a alavancar os investimentos para o crescimento do Estado, acelerando processos de desenvolvimento e geração de emprego e renda. Estrela, que é o único município incluído no programa (os demais projetos são de entidades) está inscrita por meio da proposta que busca o desenvolvimento dos modais logísticos, turísticos e econômicos do município e região relacionados e focados nas áreas portuária, ferroviária e do aeródromo.

Ao todo, são 19 projetos mapeados no Estado, nas mais variadas áreas. No encontro, integrantes das instituições e entidades que fazem parte do comitê do Cresce RS realizaram um balanço e trocaram informações sobre o andamento dos projetos, status e prazos nos três eixos do programa: Infraestrutura e Logística; Desburocratização; e Fomento dos Bancos Públicos. A metodologia para o monitoramento das ações e suporte técnico do Cresce RS é a mesma que Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) utiliza para acompanhar as demandas das pastas e órgãos vinculados ao Executivo. Estrela esteve representada na reunião pelo procurador do município, Rodolfo Agostini. Rafael Fontana, coordenador do projeto do Trem dos Vales, acompanhou o procurador municipal.

Histórico

No encontro, Agostini apresentou o histórico e atual contexto do projeto na busca pela viabilização das diversas atividades junto aos multimodais locais. O termo de adesão ao Cresce RS foi assinado em agosto de 2021. Posteriormente vieram a proposta da criação da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), com o objetivo de gerir a área portuária, ferroviária e do aeródromo.

Situação

De acordo com procurador Agostini, não é segredo que a principal pauta estrelense, e ao qual o sucesso do projeto local depende muito, é a doação definitiva da área portuária ao município, que já está tramitando na Casa Civil. Também serão avanços importantes a liberação da Rumo para a realização dos trens comemorativos a partir do mês de julho, e a efetivação do contrato operacional específico do trem regular e operacional no trecho Estrela e Guaporé.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: