Jornal Nova Geração

ESTRELA

Estrela registra terceiro mês seguido com alta na geração de empregos

Desempenho no primeiro trimestre alcança quase metade da marca de todo o ano passado. Segmento de transporte de cargas aponta o melhor resultado, com mais de 50% das vagas criadas

Empresas do ramo de transporte de cargas são as que mais empregam no município (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A geração de empregos passa por um momento de viés de alta no município. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que o primeiro trimestre mantém o ritmo de recuperação, depois de um dezembro com o maior encerramento de vagas em 2022. De janeiro a março, a criação de empregos foi 16% maior que no mesmo período do ano passado.

Se nos três primeiros meses de 2022 foram 256 novos postos de trabalho abertos, neste ano as empresas de Estrela criaram 297 vagas. Nos últimos 12 meses, o saldo é de 374 empregos. Com a geração de 91 vagas em março, o mês aparece como o segundo melhor resultado no período. Ao considerar o número de vagas abertas em 2022, que foi de 685, o desempenho entre janeiro e março de 2023 chega a 43,3% do total do ano passado.

O setor que mais emprega no município é o de transporte de cargas. Das 11.041 vagas em estoque, 1.895 são em empresas do ramo, o equivalente a 17,2% do total. Já no crescimento identificado nos três primeiros meses de 2023, o segmento representa a maior parte dos novos empregos: 154 postos foram abertos, 51,9% do saldo entre contratações e demissões.

Um dos fatores que explica a crescente no setor, é o fato deste ter o maior número de empresas registradas em Estrela: das mais de 2,2 mil empresas ativas, 105 são de transporte rodoviário de cargas. A migração de empreendimentos para o município se acentuou nos últimos anos e se aliou a uma vocação da região para a atividade.

Outro ponto é destacado pelo diretor da Nimec Logística, Fábio Nicaretta. Enquanto a região cresce economicamente, isso puxa o aumento da mão de obra para setores onde há maior concentração de empresas. “Acredito que o setor de transporte não anda sozinho. Se os outros segmentos estiverem com falta de mão de obra, nós estaremos também. Essa crescente vai muito da economia do Vale estar aquecida”, argumenta.

Incentivo do município

Algumas ferramentas desenvolvidas pelo governo, como o Conecta Estrela, auxiliam no acesso da população às oportunidades de trabalho. “Sempre pensamos em implementar um tripé de conectar, aproximar e qualificar, para conseguir êxito e alcançar bons números”, pontua o diretor do Departamento do Trabalho, Daniel da Silva.

Saldo de empregos

  • Abril/22: +13
  • Maio/22: +79
  • Junho/22: -5
  • Julho/22: +77
  • Agosto/22: -29
  • Setembro/22: +9
  • Outubro/22: +37
  • Novembro/22: +47
  • Dezembro/22: -151
  • Janeiro/23: +70
  • Fevereiro/23: +136
  • Março/23: +91
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: