Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Estrela terá Centro Empresarial voltado à inovação na Polar

Reforma em andar que abrigará estrutura deve ser finalizada em três semanas, informa a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel

Foto: Karine Pinheiro / Arquivo A Hora

Estrela finaliza a estrutura do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). A sede será no prédio da antiga Cervejaria Polar. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel detalha o projeto que busca qualificar a mão de obra para as empresas.

O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores e a reforma do andar o qual abrigará o Centro deve ser concluída em três semanas. O espaço contará com um auditório para acomodar 30 pessoas, sala de reuniões em formato coworking e mais quatro salas fechadas para empresas. Os interessados devem fazer protocolo na prefeitura. Serão privilegiados hubs inovação.

As empresas terão até dois anos de permanência no local. Não será cobrado aluguel. A contrapartida será o repasse de conhecimento para um curso de qualificação. Carine destaca que a “inovação não tem só a ver com a tecnologia, tem a ver com a forma de mudar a vida das pessoas.” Fazer algo diferente do usual é inovar, define.

Carine Schwingel, secretária de desenvolvimento e inovação e sustentabilidade de Estrela (Foto: Luísa Huber)

“Escola de Laticinistas” em Estrela

Outra novidade é a Escola de Laticinistas. A ideia surgiu da dificuldade das empresas de laticínios em achar mão de obra qualificada. Hoje só existe um modelo semelhante no Brasil. Trata-se do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora (MG), e criado em 1935.

A proposta é unir esforços com a Universidade do Vale do Taquari – por meio do Laboratório de Qualidade do Leite – e a Coordenaria Regional de Educação (CRE), além de outras entidades e administrações municipais da região. Com a Escola do Leite, Estrela poderá se tornar referência nacional na capacitação de profissionais para o setor.

Assista a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: