Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Estrelas do Conhecimento busca protagonismo cultural e discutir bullying

Feira tem sua segunda edição entre os dias 28 e 31 de agosto. Porto recebe também projetos de outros 15 municípios

Atividades científicas buscam estimular múltiplas competências (Foto: Arquivo NG)

Maior, melhor e com mais áreas do conhecimento. É assim que se planeja a segunda edição do Estrelas do Conhecimento. Além dos 60 trabalhos selecionados entre os 380 inscritos na rede pública de Estrela, alunos de outros 15 municípios do Vale do Taquari, bem como de escolas estaduais, particulares e APAEs,

A feira de ciências escolar começa todos os dias às 9h e será dividida, desta vez, em duas fases. Entre a segunda-feira, 28, e a terça-feira, 29, serão apresentados os selecionados na fase municipal do Estrelas do Conhecimento. Nos dois dias seguintes, os estudantes locais são lugar a outros 60 projetos de diferentes municípios da região.

O palco cultural não tem programação fechada ainda, mas de acordo com a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, o objetivo é que as escolas tragam apresentações ao palco. “Temos que dar o protagonismo às crianças. Quando a gente fala em educação e desenvolvimento, estamos falando de diversas áreas, e não somente da parte científica”, aponta.

O Estrelas do Conhecimento, já em sua primeira edição, atraiu pessoas de cidades da Serra, Região Metropolitana, Vale do Rio Pardo e Fronteira com o Uruguai. Uma das coordenadoras da feira, Angela Kuhn, argumenta que, com o aumento do alcance do evento, a tendência é de aumento do público. “Devemos superar os números do ano passado em mais de 20 mil pessoas”, diz. Em 2022, foram 11,8 mil pessoas no Porto de Estrela.
Rodrigo Ramminger, também coordenador da feira, aponta que a maior escala implica também em um cuidado mais elevado com a organização. “Precisamos revisar as etapas seguidamente a fim de evitar falhas durante o evento e proporcionar ao visitante uma experiência única”, fala.

Mesmo assim, Ramminger avalia que, até o momento, tudo tem saído conforme o planejamento. “Por ser a primeira edição regional, não sabíamos como seria a receptividade e adesão, mas foi muito positivo o retorno e teremos uma bela edição, que entrará no calendário educacional do Vale do Taquari.”

Quebrando o Silêncio

Durante o evento, a Secretaria de Educação de Estrela deve também lançar um novo projeto com o objetivo de combater o bullying entre os alunos nas escolas do município. “O Quebrando o Silêncio vem para tratar questões emocionais e prevenção a essas violências entre crianças e adolescentes.”

A primeira ação do projeto deve ocorrer já no palco do Estrelas do Conhecimento, com uma palestra sobre o tema.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: