Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO E CULTURA

Estrelas do Conhecimento espera mais de 20 mil visitantes até quinta

Cerca de 2 mil pessoas circularam pelo Porto de Estrela. Programação e apresentação de trabalhos seguem nesta terça-feira, 29, com premiação da etapa municipal

(Foto: Karine Pinheiro)

Ciência, tecnologia e novas descobertas. Com dezenas de trabalhos expostos, a feira Estrelas do Conhecimento iniciou nessa segunda-feira, 28, no Porto de Estrela, e promete instigar os estudantes à pesquisa acadêmica e aos estudos tecnológicos.

Além dos 60 projetos apresentados na etapa municipal, a programação contou com palestras, espetáculos artísticos e grande presença da comunidade escolar.

Conforme a organização do evento, cerca de 2 mil pessoas circularam pelos estandes no primeiro dia de feira. A expectativa é que pelo menos 20 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias de programação. Até a quinta-feira, 31, cerca de 100 trabalhos devem ser avaliados entre as etapas municipal e regional.

Escolas de mais de 15 cidades do Vale do Taquari participam com projetos. Entre os trabalhos expostos, um dos vencedores da primeira edição do Estrelas do Conhecimento. O projeto intitulado “Níveis de Alfabetização de Crianças do 1º ao 3º ano na rede municipal de Estrela”, das alunas Lara Oestrae, Lauren Panichi e Maria Clara Maron, surgiu com a mesma linha de pesquisa aplicada na Emef Leo Joas no ano anterior. As estudantes explicam que perceberam o potencial em ampliar a área de abrangência do trabalho.

“Em 2022 já queríamos trabalhar com mais escolas. Neste ano, aplicamos a pesquisa nas Emefs Leo Joas, Odilo Afonso Thomé, Pedro Jorge Schmidt, Pinheiros e Cônego Sereno Hugo Wolkmer. Temos expectativa de levar o primeiro lugar de novo, mesmo sabendo que tem trabalhos muito bons”, afirmam.

São avaliados trabalhos de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, desde avanços tecnológicos até soluções à sociedade. Alunos da escola Arnaldo José Diel apresentaram o projeto “Como é a vida no espaço?”. Orientados pela professora Mara Ehlers Tanski, Luisa Rauber, Kauã Scholz e Bruno Caye explicaram ao público os métodos de pesquisa e os resultados obtidos, além da maquete montada.

Em área diferente, estudantes dos anos finais da Emef Odilo Afonso Thomé destacaram os principais avanços desde a criação das vacinas e a importância dos imunizantes para a população. O projeto foi apresentado por Glauco Auler, Eduardo Moraes e Emanueli da Silva, também finalistas em 2022. “Chegamos a conclusão que vacinas são muito importantes para o desenvolvimento das comunidades, por isso também fazemos uma demonstração de como funciona para nossos avaliadores”, relatam.

Carreiras de futuro

Um dos propósitos da feira é tornar os estudantes protagonistas dentro dos projetos apresentados. Durante a programação, os alunos contaram com uma série de atividades que estimulam a busca por uma carreira dentro da área tecnológica. Gestora de comunidade do Instituto Caldeira, Vivian Peres abordou o futuro das profissões com os jovens.

Ela destacou a importância dos jovens buscarem possibilidades que convergem com as transformações digitais. “O futuro é imprevisível, mas é mapeável. Quanto mais inteligência artificial produzida, mais tecnologia existe. Temos que nos atualizar sobre e utilizar isso ao nosso favor”, ressaltou. Conforme ela, cerca de 23% dos empregos atuais devem sofrer fortes mudanças nos próximos anos.

Programa contra violência

Abordado durante o primeiro momento da feira, o programa “Quebrando o Silêncio” tem como objetivo evitar a violências em diversos aspectos. Com os jovens, o foco foi em bullying escolar. A psicóloga escolar Jamille Zinn apontou as consequências deixadas em quem pratica ou é vítima da violência escolar.

Durante o momento, ela também ressaltou a importância do ambiente escolar ser um espaço seguro para que os alunos comuniquem possíveis abusos. “Muitas vezes as pessoas não percebem que passam por isso”, destacou Jamile.

Foto: Karine Pinheiro

Foto: Karine Pinheiro

 

Atividades

Hoje a programação também conta com a Inauguração da Pintura Mural do Porto, que teve participação de cerca de 130 da rede municipal de Ensino. A pintura do muro com cerca de 1 mil metros quadrados foi coordenada pelo professor de Artes e muralista Samuel Hergesell e retrata os principais pontos turísticos da cidade. Já a premiação da etapa municipal ocorre a partir das 19h.

Programação

Terça-feira, 29:

14h: Projeto Música na Escola com Lions Clube de Estrela
16h: Inauguração da Pintura Mural do Porto com participação dos estudantes
16h: Coral Municipal de Arvorezinha
19h: Premiação da Etapa Municipal de Estrela, Premiação Sebrae e Orquestra Municipal do Sesi Lajeado

Quarta-feira, 30:
9h: Orquestra Jovem de Arroio do Meio
9h50min: Canções MPB com Emef Pinheiros
10h10min: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
14h: Escola de Educação Básica Vidal de Negreiros
15h: Experiências na área da pesquisa com participantes da Mostratec
16h: Banda Municipal de Cruzeiro do Sul
19h: Show com Banda SCS, de Santa Clara do Sul
19h30min: Assinatura da ordem da obra para instalação da cobertura na Emei Estrelinha
19h45min: Entrega de certificação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, parceria entre secretarias da Fazenda e Educação

Quinta-feira, 31:
9h: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
10h: Coral The Voice Kids, de Fazenda Vilanova
14h: Grupo de Dança da Emef José Victor Mairesse, de Fazenda Vilanova
15h: Dança Folclórica Italiana com Emef Olavo Bilac, de Doutor Ricardo
16h: Grupo de canto Em(Canto) do Colégio Martin Luther
18h: Assinatura de adesão ao Programa Educar para Inovar da Secretaria do Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia
19h: Premiação da Etapa Regional e encerramento

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: