Jornal Nova Geração

ESTRELA

Estrelas do Conhecimento participa do South Summit

Evento de inovação e tecnologia ocorre em Porto Alegre. Exposição da feira educacional foi feita nessa quinta-feira, 21, no espaço MarketPlace

Coordenadores buscam detalhar metodologia utilizada nas feiras e destacar apresentações dos alunos. (Foto: divulgação)

O programa educacional Estrelas do Conhecimento foi um dos cases apresentados no South Brazil 2024, considerado um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Larina. A exposição do projeto foi feita no espaço Marketplace, durante essa quinta-feira, 21. A feira empresarial ocorre até esta sexta-feira, 22, março no Cais Mauá, em Porto Alegre.

O projeto Estrelas do Conhecimento, elaborado pela Secretaria de Educação de Estrela, incentiva a pequisa acadêmica e os estudos tecnológicos desde o período do Ensino Fundamental. A última edição da Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia reuniu milhares de alunos, de diversas cidades do Vale do Taquari, no Porto de Estrela.

O objetivo foi detalhar a metodologia do projeto, desde o início das pesquisas em sala de aula até a premiação na etapa regional, bem como prospectar novos apoiadores ao evento. A feira Estrelas do Conhecimento foi selecionada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS como case de inovação na área educacional.

Na avaliação da secretária de Educação, Elisângela Mendes, esta foi uma oportunidade para destacar os resultados de implantar a iniciação científica desde as séries iniciais. “Temos muito orgulho em ter sido convidados para estar em um espaço como o South Summit para apresentar nosso projeto. É importante salientar que para chegar no porte das ações apresentadas no evento, temos que inovar desde a base”, aponta.

A comitiva foi composta pela responsável da pasta e os coordenadores do Estrelas do Conhecimento, Ângela Kuhn e Rodrigo Ramminger. “Exibimos o histórico do projeto e falamos sobre os mais de 880 trabalhos inscritos no período de dois anos. Desde o momento em que inciou no âmbito municipal, até se tornar regional”, afirma Ângela.

Neste ano

Com o início do ano letivo, a coordenadora revela que os alunos da rede municipal de ensino já trabalham em novos projetos. Segundo ela, mais de 400 trabalhos têm produção iniciada nas salas de aula. “A feira é tão bem aceita que os estudantes iniciam o ano ansiosos por isso”, afirma. Ainda sem data definida. Neste ano, o evento ocorre em âmbito municipal.

Sobre a feira

A primeira edição foi lançada em 26 de abril de 2022. A feira municipal ocorreu entre os dias 25 e 27 de março, no Porto de Estrela, com apresentação de 60 projetos. Além de despertar a curiosidade dos estudantes, o evento educacional foi criado com o objetivo de tornar o aluno protagonista, bem como valorizar os trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Devido ao sucesso, a Secretaria de Educação se mobilizou para tornar o evento regional e receber escolas das demais cidades do Vale do Taquari. Em 2023, mais de 100 trabalhos de 20 municípios foram avaliados e a feira contabilizou mais de 15mil visitantes.

A iniciativa também foi apresentada em Brasília no ano passado. O projeto foi detalhado ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), ministérios da Educação e da Ciência, Inovação e Tecnologia, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na oportunidade, o evento foi convidado a ser apresentado no Seminário de Gestores Educacionais, que reúne participantes de todo o país.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: