Jornal Nova Geração

ESTRELA

Estrelas do Conhecimento seleciona 60 trabalhos à etapa municipal

Fase ocorre nos dias 28 e 29 de agosto, no Porto de Estrela. Evento busca incentivar o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e promover a criatividade

Avaliação dos trabalhos para a próxima etapa ocorreu durante esta semana em Estrela (Foto: Karine Pinheiro)

A principal feira educacional de inovação, ciência e tecnologia da região, que ocorre em agosto, movimenta os estudantes de Estrela. Para ser selecionado o Estrelas do Conhecimento, é preciso conquistar uma boa avaliação na primeira fase de apresentações, que encerraram na quarta-feira, 19. Dos 380 participantes, serão classificados 60. A divulgação dos resultados será no dia 31 de julho, nas redes sociais oficiais do evento.

A etapa municipal será nos dias 28 e 29 de agosto. Os alunos classificados participam da etapa regional, que ocorre nos dias 30 e 31, no Porto de Estrela. O processo de seleção conta com uma equipe de especialistas em educação, ciência e tecnologia. Os critérios considerados incluem originalidade, relevância, impacto, potencial e viabilidade prática.

Durante os quatro dias do evento, os projetos selecionados serão exibidos em estandes individuais, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar os trabalhos e interagir com os visitantes. Além disso, haverá palestras e atividades interativas relacionadas à educação, inovação, ciência e tecnologia.

Para a secretária Municipal de Educação, Elisângela Mendes, a qualidade dos trabalhos apresentados na fase eliminatória deste ano supera as expectativas. “Estou passando em todas as escolas e o sentimento é de alegria e encantamento. Se ano passado já tivemos projetos lindos, esse ano está ainda melhor. Aprimoramos nossa organização, temos mais professores orientadores e os alunos estão mais motivados”, comenta.

Entusiasmo e conhecimento

Com o projeto “A captação da água da chuva em cisternas domésticas”, os alunos Isabela Fell, 11, Anna Carolina Ely, 10, Lorenzo Fell, 11, e Julia Veleda, 10, se apresentaram pela primeira vez. Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cônego Sereno Hugo Wolkmer, foram orientados pela professora Jane Mairesse.

O interesse pelo assunto surgiu a partir do estudo sobre a falta de água e necessidade de economia do recurso. “Eles se empolgaram, pesquisaram e foram em busca de vários tipos de cisternas domésticas”, conta Jane. Depois que o projeto foi apresentado para direção, dois profissionais avaliaram a viabilidade do projeto.

Assim o trabalho começou a se concretizar. “Separei a turma em cinco grupo e cada um apresentou um tipo de cisterna. Depois disso, escolhemos o que mais se adequava a escola”, explica a professora.

Isabela destaca o quanto a primeira apresentação gerou nervosismo. “A gente tentou se aprofundar ao máximo para que na hora desse tudo certo. Eu sei que bate o nervoso e é normal para todo mundo”, conta.

As informações para montar o projeto foram pesquisadas na internet e os materiais coletados em casa. “Eu acho que nosso trabalho é bom para economizar água e a gente espera ajudar outros municípios e até casas que passam necessidade”, reforça Nicolas.

A avaliação

A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Raio de Sol, Fabiana Erichsen, foi uma das avaliadoras dos projetos na terça-feira. Para ela, os projetos apresentam soluções para problemas cotidianos. “É uma responsabilidade muito grande fazer essa avaliação. Eles deram o melhor de si”, comenta.

A “Estrelas do Conhecimento” é uma iniciativa que busca incentivar o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e promover a criatividade entre os jovens. A feira representa uma oportunidade valiosa para os participantes compartilharem seus projetos com o público e estabelecerem conexões com profissionais e especialistas do setor.

O evento é promovido pelo Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o patrocínio do Sicredi.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: