Jornal Nova Geração

ESTRELA

Estudantes visitam Memorial de Estrela e o projeto “Nós na Fita”

Visitas programadas fazem parte da comemoração ao primeiro aniversário do espaço cultural

Alunos de escolas de Estrela visitarão o Memorial de Estrela ao longo do mês de maio para conhecer a história do município. A iniciativa envolve o projeto “Nós na Fita”, com o uso de um acervo em fitas de videocassete que mostra acontecimentos das últimas décadas no município.

O projeto das secretarias de Educação (Smed) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) faz parte da programação do aniversário de Estrela. É também o aniversário do Memorial, que foi inaugurado em maio de 2021.

Estudantes, tanto das escolas do Ensino Fundamental (Emefs) como da Educação Infantil (Emeis) da rede municipal, e também das redes particular e estadual, visitam o espaço cultural de forma agendada. Por conta da idade dos alunos, as temáticas e as propostas são diferentes. “As crianças da Educação Infantil, por serem mais novas, realizam uma visita mais de contemplação das peças, fotos, até porque para muitos é a primeira vez que vão ao espaço. Não adianta também darmos a este público uma visita muito complexa, citando casos e personagens da história que eles ainda não conhecem ou nem aprenderam em sala de aula”, explica Fabrícia Dias, coordenadora da Educação Infantil.

O projeto “Nós na Fita” conta com uma TV analógica e dois videocassetes instalados no Memorial de Estrela. São reproduzidos diariamente vídeos com conteúdos didáticos e gravações históricas variadas, muitas delas referentes às imagens e sons de décadas passadas no registro das mais diversas situações e eventos ocorridos no município. O espaço possui 500 fitas e milhares horas de gravações diversas sobre Estrela e sua história.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: