Jornal Nova Geração

INCLUSÃO SOCIAL

Etapa presencial da Santiago 24 horas reúne centenas de atletas

Equipe Santiago Running promoveu 4º edição do evento de corrida com maior inclusão do estado na manhã deste domingo, 1º. A rústica conta com modalidades de handbike e participação de deficientes visuais com guias.

Crédito: Karine Pinheiro

Considerado o maior evento de corrida com inclusão no Rio Grande do Sul, a Santiago Running promoveu a 4º edição da Santiago 24h neste domingo, 1°. A etapa presencial do evento registrou participação de aproximadamente 400 atletas. Entre as modalidades, além de corrida e caminhada com participação de pessoas com deficiência visual, o handbike e a caminhada com triciclos adaptados também reuniram participantes.

Um dos organizadores do evento, Gerônimo Lagunde explica que além das pessoas que participam da prova, também há um grande público que se desloca ao Parque Pôr do Sol para assistir a quem faz as provas. “Somos o maior evento de corrida com inclusão do Rio Grande do Sul. A comissão organizadora projetou atrair cerca de 800 pessoas a Bom Retiro do Sul”, aponta.

Primeira experiência

Thaís Busch participou pela primeira vez de uma prova como guia de uma atleta com deficiência visual. Ela afirma que a experiência foi muito boa e que finalizou o trajeto com um sentimento incrível. Além disso, destaca que no próximo ano retorna para participar no mesmo formato. Ela guiou Terezinha Berenice Rodrigues, que também fez o percurso pela primeira vez.

“Fomos caminhando e conversando sobre assuntos aleatórios. Relatava coisas que eu via, como lombas ou quebra-molas, e quando vimos já tinha finalizado os cinco quilômetros. É bom ser os olhos de alguém”, comenta Thaís.

Para Terezinha, que veio de Porto Alegre, a prova foi decisiva para que ela avance para os 10 quilômetros na próxima edição. “Foi uma troca muito boa e o evento muito bem organizado. A Thaís além de minha guia, foi minha parceira de caminhada. Tudo maravilhoso”, ressalta.

Representante local

Atleta de handbike e vice-prefeito de Bom Retiro do Sul, Eder Ciceri ressalta a importância de ver a categoria cada vez mais disputada. Ante os seis participantes na edição anterior, dez se fizeram presente neste ano. “O percurso é muito bom, apesar de algumas dificuldades nas subidas mais extensas. Vamos continuar lutando para que cada vez mais pessoas participem”, destaca.

Na avaliação do atleta João Correa, a inclusão que a Santiago Running proporciona estava em falta do estado. “Corri o mundo todo e percebia que aqui no RS estava em falta. Quando me chamaram, aceitei na hora. Vamos fazer com que na modalidade cresça”, afirma.

Resultados

5 km feminino
1º lugar Paola Horst Alves
2º lugar Daniela da Silva
3º lugar Letícia Teixeira
4º lugar Bruna Ferla Horst
5º lugar Rafaela Cesar

5 km masculino
1º lugar Geison Juliano Besckow
2º lugar Daniel Brito
3º lugar Juliano Kommer
4º lugar Jonas Costa de Souza
5º lugar Netiéle Peterson da Silva

10 km feminino
1º lugar Joselaine dos Reis
2º lugar Juliana Bagiston Morais
3º lugar Carla Denise Meinen
4º lugar Daniela Fernanda da Rosa
5º lugar Marta Karen Valandro

10 km masculino
1º lugar Luis Carlos Schwingel
2º lugar Joel Mutzenberg
3º lugar Márcio de Camargo
4º lugar Luan Salvador
5º lugar Sandro Ascenço

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: