Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Evento debate o potencial turístico do interior

O evento reuniu representações de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Estrela, Fazenda Vilanova e Taquari

O 1º Encontro Intermunicipal de Turismo Rural abordou um dos pontos mais fortes do Vale do Taquari: o setor primário. Representações de seis municípios vieram trocar experiências e ouvir quem já passou pelo desafio de trazer um ar mais turístico à agricultura. O evento reuniu representações de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Estrela, Fazenda Vilanova e Taquari.

Com o tema “Turismo rural e seus desafios”, o evento contou com a palestra dos proprietários da Pousada Paiol dos Sabores e da Agroindústria de Geleias Sabor da Fruta de Vespasiano Corrêa, Daniel e Fátima Gavineski. O casal trouxe um relato dos desafios e vitórias que os empreendimentos geraram.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, a região possui grande potencial. “Reunimos uma microrregião para falarmos de negócios de turismo. É preciso trabalhar forte em organização, qualificação, divulgação, porque o campo é o nosso forte. O turista vem pra cá não somente para um ponto. Ele vem consumir o que estiver no entorno, então temos que estar preparados”, disse Arenhart.

Apostar no simples

O extensionista e engenheiro agrônomo da Emater, Diego de Oliveira abordou o trabalho da entidade em relação ao turismo. Os objetivos dos visitantes, diz, são dois: ver e comer. Dessa forma, há uma atuação voltada aos produtores.

“Turismo Rural é a modalidade que mais gosto, por ter como objetivo o contato genuíno com a natureza, a agricultura, com as tradições locais.”, ressaltou a turismóloga de Estrela, Ângela Simone de Castro.
“A grande sacada está no empreendedor acreditar no seu potencial e fazer acontecer, com os detalhes que todo mundo ama com aquela acolhida que todo mundo quer e indica”, completa.

Potencial para investir

A propriedade de Eliana Beatriz Lenhard de Oliveira tem aproximadamente 15 hectares. A família cria vacas de leite, e o leite tipo A deu origem a uma agroindústria de doce de leite. A faixa de terras vai da estrada geral de linha São Jacó à frente do 386 Business Park, na BR-386.

“Temos os animais, açude, a plantação e uma extensa área, e pensamos em aproveitar para o turismo”, explica Eliana, lembrando da Cascata Santa Rita, que fica um quilômetro distante da propriedade.
“Pretendemos conduzir os negócios para o lado do turismo, seja com trilhas, esportes, manejo com os animais”, revela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: