Jornal Nova Geração

ESTRELA

Evento pretende fortalecer setor logístico da região

Congresso Técnico de Logística dos Vales ocorre em 11 de outubro, no Porto de Estrela. Ideia é discutir o futuro dos modais aéreo, rodo, hidro e ferroviário

Executivo e E-LOG solicitam também, junto ao Estado, a doação de toda a área portuária para o município (Foto: Filipe Faleiro)

A administração municipal e a Empresa Pública de Logística (E-Log) anunciaram, na semana passada, o 1º Congresso Técnico de Logística dos Vales. O evento, que ocorre em 11 de outubro, no Porto de Estrela, tem o objetivo de discutir temas ligados aos principais modais de transporte da região, os impactos à economia, melhorias e o futuro do setor logístico. Empresários, gestores municipais e técnicos regionais devem participar da programação.

Conforme a presidente da E-Log, Elaine Strehl, a ideia inicial era promover uma feira de logística, mas devido à organização de outros eventos, decidiram por transferir para 2023. “Trabalhamos o congresso neste ano e vamos intensificar as discussões da feira estadual para o próximo ano. Queremos fortalecer nosso Vale, temos empresas com potencial nesse setor e que podem agregar muito no evento”, afirma.

Para Elaine, o segmento está em amplo desenvolvimento porque tudo ao redor evolui. “Empresas cresceram, importação e exportação aumentaram, o que converge para a questão logística. São discussões necessárias”, pontua. O congresso conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do RS.

Porto e aeródromo

Segundo a presidente, o Executivo e a E-Log solicitam, junto ao Estado, a doação de toda a área portuário para o município. Ao ter a responsabilidade, será mais fácil discutir o futuro da área portuária e do aeródromo. “As tratativas estão avançadas. Desde 2018, temos a cedência do espaço, mas nosso intuito é tornar definitivo. Todos os gestores municipais estão motivados para que inicie essas discussões”, salienta.

Elaine ressalta que a E-Log quer desenvolver de forma econômica a área e torná-la ativa. “Vamos discutir como podemos acordar todo este espaço, seja por instalações de empresas ou por facilitar o escoamento de produção. Sempre estamos abertos para discussão regional, pois o Vale vai ser beneficiado com tudo isso”, frisa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: