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INFRAESTRUTURA

Evolução de obras transforma o cenário da BR-386

Concessionária responsável pela rodovia prevê entregar melhorias até fevereiro de 2024. Trecho no município tem cerca de 1,7 quilômetro, entre o acesso à ERS-129 e o trevo com a Rota do Sol. Moradores valorizam possibilidade de desenvolvimento da região

Acesso à Linha São José tem o impacto mais visível entre as intervenções feitas em Estrela. Nova passagem serve como ligação do município a Colinas e Imigrante (Foto: Aldo Lopes)

A construção da faixa adicional na BR-386 apresenta uma nova formatação à rodovia. A limpeza das margens impacta no trânsito e o preparo das bases para os novos acessos chama a atenção de moradores e motoristas, em especial quem trafega nas imediações da Linha São José e vai em direção a Colinas e Imigrante.

A CCR ViaSul prevê seis intervenções específicas para a cidade, além da construção da terceira faixa. As melhorias nos acessos ao complexo do Porto de Estrela, à ERS-129 e na ligação com a RSC-453 devem ser entregues até fevereiro do ano que vem. O trecho no município entre a Rota do Sol e a ponte sobre o Rio Taquari corresponde a 1,7 quilômetro, cerca de um terço do total de 5,1 quilômetros até a ERS-130, em Lajeado.

As obras iniciaram em agosto do ano passado, no trecho de Lajeado. Serão criadas cerca de 300 vagas de emprego ao longo dos dois anos previstos para a conclusão de todas as ações, com um investimento total de cerca de R$ 100 milhões.

Movimentação no trecho

O trabalho muitas vezes ocorre no período da noite, quando o movimento na estrada é menor e uma das faixas pode ser fechada. A modificação mais evidente no trajeto está na passagem para a ERS-129, onde o desenho do trevo está consolidado nas margens da rodovia, inclusive com a primeira camada de pavimento já colocada no sentido capital-interior.

Em alguns segmentos, próximos ao acesso para a Rota do Sol, as escavações para implementar a base da faixa adicional também limitam o fluxo em alguns momentos. Existe um alinhamento com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para minimizar os transtornos aos condutores, com base na comunicação das ações na rodovia.

A concessionária recomenda que os condutores reduzam a velocidade na aproximação dos trechos, atentem à movimentação dos operários e maquinários e, quando possível, programem o trajeto para evitar imprevistos. Em dezembro do ano passado, a CCR ViaSul fez um teste com uma lombada eletrônica móvel, para contribuir com a sinalização do trecho próximo à ERS-129.

Nas proximidades do trevo com a Rota do Sol é feita a limpeza das margens, o que gera momentos de bloqueio de uma das faixas (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Crescimento e segurança

Comerciante e morador na Linha São José, Juliano Carlesso, 32, projeta um desenvolvimento maior da região a partir da conclusão do acesso. “Vai nos aproximar de Lajeado e proporcionar uma facilidade na logística para se deslocar até o centro de Estrela”, diz. Ele relata que pessoas da cidade vizinha possuem chácaras na localidade e serão beneficiadas.

Há nove anos na São José, ele destaca que um acesso renovado vai aumentar a segurança dos motoristas e evitar um deslocamento mais longo para a saída no sentido interior-capital. Hoje, quem precisa fazer essa passagem tem as alternativas de ir até a ponte seca, em Lajeado, ou sair junto ao bairro Boa União, pela RSC-453.

Proposta de novos acessos

Em paralelo à implementação da faixa adicional, a administração de Estrela tem reiterado os pedidos por uma alternativa de acesso à cidade, após o fechamento da saída pela rua Alfredo Matias Arenhart. A proposta do município é a construção de um túnel entre os bairros Pinheiros e Imigrante. A ideia foi levada à concessionária em reunião na quarta-feira, 8, para ser incluída como possibilidade de aditivo ao contrato de concessão, a ser confirmada em fevereiro de 2024.

Obras no trecho de Estrela

  • Pontes
    • Km 349,5 (Rio Taquari)
    • Km 350 (Arroio Boa Vista)
  • Viadutos
    • Km 350,5 (acesso ao Porto de Estrela)
  • Interconexões
    • Km 349,7 – nova (ligação com a ERS-129)
    • Km 350,5 – readequação (acesso ao Porto)
    • Km 351,2 – readequação (ligação com ERS-453)
Concessionária divulgou vídeo onde destaca os pontos com intervenções e projeta o formato dos novos acessos após as obras (Foto: Reprodução)
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